Três profissionais estrangeiros do Programa Mais Médicos abandonaram serviços nas UBS de Paranavaí
A Secretaria Municipal de Saúde já entrou com o pedido de reposição de três profissionais do Programa Mais Médicos Brasil, que abandonaram os serviços nas Unidades Básicas de Saúde de Paranavaí. Os médicos deixaram o serviço por problemas pessoais e, com isto, os postos de saúde onde trabalhavam estão com dificuldades para atender a demanda da população.
“Nós pedimos a compreensão e colaboração da população. Foi uma situação inesperada e estamos tentando lidar com isso da melhor maneira. Em duas das UBS’s, o atendimento, que antes era feito por dois médicos, agora está sendo feito por apenas um profissional. Já fizemos o pedido de reposição dos profissionais e até o início de março o Programa Mais Médicos se comprometeu a nos enviar novos médicos para retomar o atendimento”, explica a secretária de Saúde do município, Andréia Vilar.
Com o abandono dos profissionais, a UBS do Jardim Morumbi (onde atendia a Dra. Lianet Lantigua Ponce de Leon, de Cuba) e a UBS da Vila Operária (onde atendia a Dra. Liliana Maria Concepcion Reyes, do Equador), diminuem o atendimento de dois para um médico até o início de março.
“Já para a UBS Rural do Jardim Morumbi (onde atendia o Dr. Oniel Perez, de Cuba) não temos profissional disponível para substituir o atendimento. Por isso, pedimos que a população daquela área de abrangência busque atendimento médico na UBS da Chácara Jaraguá a partir de agora”, ressalta a secretária.