UBSs atenderão neste sábado para fazer atualização vacinal
Em uma semana, os postos de saúde de Loanda contabilizaram aplicações de mais de 400 vacinas contra o HPV, número maior do que o registrado ao longo de todo o ano. A explicação está na obrigatoriedade de cumprir todo o calendário vacinal para efetuar matrícula ou rematrícula em escolas e instituições de ensino.
A lei estadual que entrou em vigor neste ano garantiu o aumento da demanda em todos os municípios do Noroeste do Paraná. Por isso, este sábado terá atendimento na maioria das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O objetivo é garantir a atualização das vacinas e a emissão da Declaração de Regularidade Vacinal.
Sem esse documento, pessoas com até 18 anos não podem ser matriculadas em estabelecimentos de ensino públicos e particulares. Pais, mães ou responsáveis legais também ficam sujeitos a punições, caso os estudantes não estejam com o calendário de imunização em dia.
De acordo com a chefe regional de Vigilância Epidemiológica, Samira Silva, a exigência do comprovante vacinal (e não da carteirinha de vacinação) teve resultados positivos. “Aumentou o fluxo de pessoas atendidas nos municípios que tinham demandas atrasadas”. Isso significa prevenção mais eficiente de doenças.
HORÁRIOS DE ATENDIMENTO – A maioria das UBSs da região permanecerá aberta das 8 às 17 horas neste sábado. As exceções ficam por conta de Cruzeiro do Sul, com expediente até 12 horas; Guairaçá, Mirador, Nova Aliança do Ivaí, São João do Caiuá e Terra Rica, que não abrirão; e alguns postos de Paranavaí.
Nas salas de vacina de Paranavaí, os horários diferenciados serão os seguintes: Jardim São Jorge, 3 Conjuntos e Coloninha, das 8 horas às 11h30; Chácaras Jaraguá, jardins Campo Belo, Maringá, Morumbi e Monte Cristo e Distrito de Sumaré, das 8 às 16 horas; e Centro, Panorama, Graciosa e Ouro Branco não atenderão.