Última semana para entrega de declaração do ITR-2017

Termina na próxima sexta-feira, dia 29, o prazo para a entrega da Declaração do Imposto Territorial Rural deste ano (ITR-2017). O alerta é do Sindicato Rural de Paranavaí que ainda tem 20% dos associados que não compareceram à entidade para fazer a declaração.
O secretário-executivo do Sindicato, Dênis Gimenez, lembra que nos últimos anos a Receita Federal não tem ampliado o prazo para a entrega do ITR. “Com as novas tecnologias, a Receita tem conseguido processar todas as declarações entregues no tempo hábil e por isso não há mais dilação de prazo”, diz ele.
O Sindicato presta o serviço de fazer a declaração aos seus associados gratuitamente. Para isso, o produtor deve levar à entidade a declaração do ano anterior, informar se houve ou não alterações de cultura na propriedade, área de reflorestamento e reservas existente, a quantidade de animais de grande porte para áreas acima de 200 hectares no Paraná e outras alterações significativas na propriedade em relação a 2016.
A declaração é obrigatória mesmo para os proprietários que são isentos do pagamento. E o proprietário rural que não o fizer até sexta-feira próxima terá restrição do CPF, impossibilitando certidões negativas de débitos e, consequentemente, impedindo o acesso a créditos, mesmo os financiamentos rurais que são destinados a ele. Não bastasse isso, para regularizar a situação o proprietário rural pagará multa e o valor do imposto será corrigido com juros e multas.