Último dia do Paraná em Ação
O secretário de Estado de Relações com a Comunidade, Ubirajara Schreiber, que esteve ontem no evento, destacou a importância da prestação de serviços gratuitos. “A feira oferece cidadania para os moradores”. Segundo ele, a expectativa é que sejam realizados aproximadamente 45 mil atendimentos.
São mais de 300 voluntários trabalhando para atender a comunidade. Mais de 60 entidades parceiras. “É um grande mutirão”, salientou o secretário. Segundo ele, além da prestação de serviços há outro aspecto positivo: “São milhares de pessoas vindo a Paranavaí e movimentando a economia da cidade”.
VALEU A PENA – A moradora do Jardim Morumbi Edna Souza Barros foi até a Praça dos Pioneiros a pé. Mas a distância não foi problema. “Valeu a pena”, disse. Ela aproveitou a feira de serviços e levou a filha para fazer a Carteira de Identidade e o CPF. “É uma grande oportunidade para todos os brasileiros, por causa da facilidade. E o melhor é que é tudo de graça”.
OUTROS SERVIÇOS – O secretário Ubirajara Schreiber apontou outros serviços oferecidos durante o Paraná em Ação. Assistência nos trâmites da aposentadoria, elaboração de boletim de ocorrência e confecção de certidões de nascimento, casamento e óbito. Há, ainda, informações sobre saúde e programas sociais. “É uma verdadeira integração de diversos setores da sociedade”.
Serviços oferecidos
Orientação jurídica em todas as áreas; confecção inicial das ações de divórcio consensual (com a presença do casal), retificação de registro civil, dissolução e reconhecimento de união estável, regulamentação de visitas, restabelecimento da sociedade conjugal, guarda e responsabilidade, alimentos, alimentos gravídicos, registro tardio, reconhecimento de maternidade e atendimento aos indígenas; avaliação física e orientação nutricional; verificação da pressão arterial; testes de glicemia e urina; orientações sobre saúde bucal; prevenção contra a dengue; orientações clínicas diversas; orientação e cadastro para doação de órgãos; doação de sangue; atendimento ao cidadão nas áreas de agricultura, trânsito, previdência e aposentadoria, educação, emprego, empresas, energia elétrica, habitação, meio ambiente, saneamento.
E ainda: emissão de documentos, como Carteira de Identidade, CPF e Carteira de Trabalho; atendimento na área de saúde; contagem de tempo de serviço para aposentadoria e benefícios sociais; inscrição nos programas e serviços do Governo do Estado e participação em oficinas, recreação, palestras e orientações, entre outros.