Último dia para regularizar pendências junto à Justiça Eleitoral

Aos 17 anos de idade, Ana Carolina Silva de Camargo ainda não é obrigada a votar. Mesmo assim, decidiu fazer o primeiro Título de Eleitor. Além de cumprir o dever de cidadã, a participação no pleito deste ano tem um propósito: “Quero votar, para melhorar a situação do país”.
A estudante foi uma das centenas de pessoas que compareceram ao Fórum Eleitoral de Paranavaí ontem. O número de atendimentos também foi grande na segunda-feira e deve ser ainda maior hoje, último dia para fazer o Título de Eleitor e regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral.
Chefe de cartório da 72ª Zona Eleitoral de Paranavaí, Alethéia Barros Aparício explicou que o prazo final também vale para quem precisa fazer transferência de domicílio eleitoral, revisão de informações e cadastro biométrico.
Os eleitores que não comparecerem ficarão impedidos de votar e ajudar na escolha de presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. A situação só poderá ser corrigida em novembro, após o pleito.
A situação é diferente para quem precisa apenas fazer a segunda via do Título de Eleitor. Nesse caso, conforme apontou a chefe de cartório da 72ª Zona Eleitoral de Paranavaí, o prazo se estende até o dia 27 de setembro.
Alethéia falou sobre a importância de ter o documento em dia e participar das eleições. “Ter menos eleitores significa maior dificuldade para eleger representantes locais.”
DOCUMENTOS – Neste último dia, quem precisa fazer o primeiro Título de Eleitor ou regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral deve apresentar documento de identidade com foto e comprovante de residência, preferencialmente no nome do eleitor.
Se no comprovante de endereço constar o nome de outra pessoa, é preciso que o eleitor compareça ao Fórum Eleitoral portando outro documento que ateste o vínculo com o município, por exemplo, Carteira de Trabalho ou declaração de matrícula em instituição de ensino.
ELEITORES – Desde segunda-feira (7) até hoje, o Fórum Eleitoral de Paranavaí está atendendo em horário estendido, das 9 às 19 horas, sem intervalo para almoço. O objetivo é receber os moradores dos quatro municípios da comarca: além de Paranavaí, Amaporã, Nova Aliança do Ivaí e Tamboara.
No primeiro dia de expediente em regime de plantão, foram atendidas 230 pessoas. A expectativa era terminar ontem com aproximadamente 350 atendimentos. O número deve ser ainda maior nesta quarta-feira.
Mesmo assim, muitos eleitores deixarão de participar da votação deste ano. A estimativa era de que 4.000 pessoas estivessem em situação irregular até o final da semana passada. Significa que nem todas cumprirão o prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral.
De acordo com levantamento do Fórum Eleitoral de Paranavaí, a comarca totaliza 68.137 eleitores aptos a votar. Estão distribuídos da seguinte maneira: 3.786 em Amaporã, 1.311 em Nova Aliança do Ivaí, 59.148 Paranavaí e 3.892 em Tamboara.