Últimos casos registrados de dengue são do dia 16

A dengue continua recuando em Paranavaí.
Depois de um surto epidêmico que iniciou em outubro do ano passado, a cidade volta a ter uma situação considerada dentro da normalidade.
No último caso registrado pela Secretaria Municipal de Saúde os sintomas surgiram no dia 16, ou seja, há mais de uma semana. Há registros mais recentes, porém, com início dos sintomas em data anterior.
Durante os 24 primeiros dias do mês de junho foram 30 casos. Nada parecido com os 244 casos em um só dia, verificado em 15 de fevereiro, pico da epidemia. Neste ano foram verificados 11.966 casos, a maior epidemia da doença na história e que levou a cidade ao estado de emergência.
Coordenadora municipal de Vigilância Epidemiológica, Edna Arrotéia da Silva esclarece que os dados são extraoficiais, em planilha própria. Portanto, não elencados até então pelo Ministério da Saúde. Ela também adverte que, embora o ritmo seja menos intenso, ainda podem surgir novos casos da doença.
A orientação para a comunidade é manter os cuidados. Quintais limpos e sem recipientes que acumulem água são fundamentais para vencer a epidemia de dengue. Números dos levantamentos mostram que mais de 70% dos focos estão dentro das residências, em bebedouros de animais ou em vasos de plantas.