Um caminho para a vida

*Rogério J. Lorenzetti

Emanuel, tem como sinônimo a expressão "Deus está conosco".
Este nome é conhecido por ser uma das formas utilizadas para chamar Jesus Cristo, conforme as profecias messiânicas descritas pelo profeta Isaías no Antigo Testamento da Bíblia.
Em Paranavaí e cidades vizinhas a Comunidade Católica Emanuel, além da evangelização cristã, tem trabalhado com a recuperação de jovens que sofrem com a drogadição, prevenção à mesma, promoção de encontros de grupos de casais, jovens e proteção à família. Fazem um belo trabalho com a participação de um grande grupo de fiéis católicos.
Liderada pelo padre Adão, a comunidade tem uma extensa folha de serviços prestados à nossa cidade e região, tendo entre outras ações, a realização do Éffeta, que já se tornou um dos tradicionais eventos da região, movimentando milhares de pessoas, entre voluntários e participantes.
Hoje, em cerimônia realizada após a missa das 19 horas, no Recanto Dom Bosco, assino a ordem de serviço da pavimentação de parte da Estrada do Campo, que dá acesso a um dos locais que a comunidade realiza seus trabalhos.
Além de facilitar a vida de dezenas de produtores rurais e algumas indústrias, que utilizam a estrada para escoar a produção agrícola daquela região, a via municipal será a quarta beneficiada por esta melhoria, antecedida pelas estradas de acesso a Mandiocaba,  ligações Mandiocaba-Graciosa e parte da estrada que dá acesso ao Cristo Rei, todas feitas no século passado, anos 80 e 90.
Esta parceria com o estado do Paraná, conquistada por uma reivindicação da comunidade, com apoio político do deputado Tião Medeiros, entre outras lideranças estaduais e municipais, vem mais uma vez, demonstrar a força da nossa comunidade unida em benefício da cidade e região, que outras melhorias tem conseguido junto aos governos estadual e federal.
Mais uma vez devemos agradecer ao governador Beto Richa, cujas ações administrativas tanto tem colaborado com o nosso desenvolvimento. O convênio com o município prevê aporte de 1,9 milhões de reais do tesouro do estado, a fundo perdido, com contrapartida do município em uma obra cujo custo deve superar 2 milhões de reais, pavimentando mais de 3 km da via.
Além dos benefícios citados, a tecnologia empregada será inovadora com o uso de bloquetes sextavados de cimento, cuja durabilidade comprovada será um diferencial a mais nesta obra de grande alcance social e econômico.
Além de transportar alimentos, a estrada vai possibilitar o trânsito com conforto, de milhares de pessoas que buscam suporte espiritual em uma das iniciativas mais importantes da Igreja Católica em nossa região.
Afinal, "nem só de pão vive o homem".

Rogério J. Lorenzetti
Prefeito de Paranavaí