Um multiferiado nacional: 12 de outubro

O dia 12 de outubro é uma data que marca vários acontecimentos e reservada para pelo menos três comemorações oficiais: Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, Dia da Criança e Dia do Descobrimento da América por Cristóvão Colombo.
De acordo com pesquisa, apesar das promoções, grande parte das pessoas não têm informações sobre as datas comemoradas e muito menos sobre o feriado.
DIA DA CRIANÇA– O dia da criança é comemorado em diversos países em datas diferentes. O dia Universal da Criança é 20 de novembro, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em referência ao dia no qual foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança (1959).
Dia 12 de outubro comemoramos no Brasil o “Dia da Criança”. Esta data foi proposta pelo deputado federal Galdino do Valle Filho, em 1920. A data foi oficializada por meio do decreto nº 4.867, assinado pelo presidente Arthur Bernardes no dia 5 de novembro de 1924.
Porém, passou a ser festejado somente a partir do ano de 1960, quando um diretor de uma fábrica de brinquedos resolveu divulgar essa data como o dia da criança e assim incentivou as famílias a presentearem seus filhos aumentando suas vendas. A estratégia deu certo. Em comum acordo, o comércio instituía, então, o dia 12 de outubro como Dia da Criança, não só para homenageá-la como para estimular a venda de produtos infantis.
No entanto, a tradição dos presentes no dia das crianças surgiu 40 anos depois, na década de 1960, quando duas grandes empresas (de brinquedos e de produtos para bebês) lançaram uma promoção conhecida como a “Semana do Bebê Robusto”. O faturamento foi excepcional.
Nos anos seguintes, outras empresas adotaram a mesma estratégia, realizando promoções durante a semana da criança, com o mesmo êxito. Desde então a data é explorada pelos comerciantes como mais uma oportunidade de promover o consumo.
Apesar da maioria dos países terem adotado a data estabelecida pela ONU, outros comemoram o dia das crianças em diferentes datas, como os seguintes:
China – 5 de maio; Japão – 5 de maio para os meninos e 3 de março para as meninas; Turquia – 23 de abril; Portugal e Moçambique – 1º de junho; Nova Zelândia – último domingo do mês de outubro; Índia – 15 de novembro.
PADROEIRA – Também é comemorado na mesma data o Dia da Padroeira do Brasil ou o  aparecimento da imagem de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro de 1717. Desde 1980, dia 12 de outubro é um feriado nacional devido à comemoração da padroeira do Brasil.
O primeiro prodígio, sem dúvida alguma, foi a pesca abundante que se seguiu ao encontro da imagem. Não há outras referências sobre o fato a não ser aquela da narrativa do achado da imagem.
Entretanto, o mais simbólico e rico de significado, sem dúvida, foi o milagre das velas pela sua íntima relação com a fé. Aconteceu no oratório do Itaguaçu, numa noite, durante a reza do terço. As velas apagaram-se repentinamente e sem motivo, pois não ventava na ocasião. Silvana da Rocha quis acender as velas, porém, as mesmas se acenderam sem que ninguém as tocasse, como um perfeito milagre.
Significativo também é o prodígio das correntes que se soltaram das mãos de um escravo, quando este implorava a proteção da Senhora Aparecida. Existem muitas versões orais sobre o fato. Algumas são ricas em pormenores. A data é comemorada com liturgias especiais pela Igreja Católica.
DESCOBRIMENTO DA AMÉRICA – Outro evento significativo é o descobrimento da América. A data de 12 de outubro de 1492, marca a chegada de Cristóvão Colombo à América, com 41 anos de idade.
Colombo realiza seu sonho de explorar os mares com o apoio dos reis católicos de Aragão e Castela – Fernando II e Isabel I.
A expansão marítima era de total interesse dos reinos europeus, com destaque para Portugal e Espanha, os mais interessados em ampliar suas possessões territoriais e descobrir novos caminhos marítimos como alternativas para a realização do comércio.
O objetivo maior era alcançar as Índias – nome que abrangia todo o Oriente -, grande abastecedora de especiarias e um novo ponto comercial de consumo.
A Armada da primeira viagem de Colombo, constituída pelos navios Santa Maria, Pinta – cujo capitão era Martín Alonso de Pizón – e Niña – comandada pelo capitão Vicente Yáñez Pinzón -, sai do porto espanhol de Palos em 03 de agosto de 1492.
No dia 12 de outubro ancora em uma ilha denominada pelos índios de Ilha de Guanahaní, porém batizada por Colombo com o nome de San Salvador (Bahamas), pensando ter alcançado as Índias. O primeiro desembarque deu-se na baía Long, no litoral ocidental, local em que foram afixados o estandarte real, pelo então denominado almirante Colombo, e as demais bandeiras da Cruz Verde, fixadas pelos outros capitães. O escrivão da Armada, Rodrigo de Escobedo, foi incumbido de redigir e escrever o documento de posse da nova terra. (SB)