Um panorama sobre os rios que banham Paranavaí
O município de Paranavaí está inserido na dinâmica de duas grandes bacias do noroeste do Paraná: as bacias dos rios Paranapanema e Ivaí, sendo que a linha divisória das bacias se localiza próximo à face leste da sede municipal, conforme descrito na publicação sobre os Indicadores Econômicos de Paranavaí, elaborado pelo Fórum Permanente para o Desenvolvimento de Paranavaí – Conselho de Desenvolvimento de Paranavaí – CODEP, publicado em 2011.
Complementa a publicação: A sede urbana do município localiza-se entre as nascentes dos ribeirões Paranavaí e Suruquá, afluentes do rio Ivaí. O rio Paranapanema representa a divisa entre Paranavaí e o estado de São Paulo numa extensão de 18 km e se destaca como a principal bacia do município.
O rio Ivaí não chega a penetrar no município, isso só acontecendo com alguns de seus afluentes, como os ribeirões Paranavaí e Suruquá. A captação de água para abastecimento de Paranavaí se faz através do ribeirão Araras, tributário do ribeirão Paranavaí, bem como por meio de alguns poços artesianos particulares. Ocasionalmente a captação é feita no ribeirão Floresta, também afluente do ribeirão Paranavaí.
O município de Paranavaí é banhado pelos ribeirões Coroa do Frade, da Prata, do Caiuá, São Pedro, do Índio, Boa Ventura, do Jacareí e da Paixão; pelos córregos Geanine, São João, Angatuba, Araras, Vinte e Oito, Bicudo, São Francisco, Santa Mônica, Pindaúva e Barreiro e pelas águas da Serraria, Vinte e Dois, do Quintino, Santa Fé, Araras, da Prata.
A cidade de Paranavaí é banhada também pelos ribeirões Paranavaí e Suruquá e pelo córrego Ouro Verde ou Xaxim.
PANORAMA DA SITUAÇÃO DOS RIOS DE PARANAVAÍ
Um panorama sobre a situação dos principais cursos d´água de Paranavaí:
Ribeirão Araras – Principal manancial de abastecimento público de Paranavaí, afluente do rio Paranavaí.
Ribeirão Floresta – Serve para manter o volume do ribeirão Araras de acordo com a outorga de uso de água. Afluente do rio Paranavaí.
Ribeirão Paranavaí, nasce na área urbana, sendo o mais comprometido devido a urbanização, tendo como principal afluente o córrego Xaxim, localizado no Jardim Ouro Branco, recebe o ribeirão Vinte Dois e córrego Santa Mônica, na divisa de Nova Aliança do Ivaí, e deságua no rio Ivaí em Mirador.
Ribeirão Vinte Dois, nasce no Distrito de Piracema, recebe o Vinte Oito em Mandiocaba, água do Vandressem, córrego do Bicudo, Água do Seminário, em Graciosa, um rio que já esteve bastante comprometido com a poluição das farinheiras, mas se encontra atualmente em adiantado estágio de recuperação, devido aos trabalhos em microbacias, conservação do solo e recuperação de matas ciliares.
Ribeirão Suruquá, nasce em frente ao Posto da Policia Rodoviária Federal e Chácara Dr. Fuad, recebe afluentes com alta carga de poluentes no seu percurso, é um rio altamente comprometido com erosão e poluição de resíduos, afluente do rio Ivaí, deságua em Paraíso do Norte. Poucos trabalhos em seu entorno, apenas aspectos pontuais da Fundação Bradesco.
Ribeirão Coroa do Frade, maior rio de Paranavaí em volume de água, nasce em Guairaçá e faz divisa de Paranavaí com Guairaçá e Terra Rica, tem uma prainha, um rio que tem um certo comprometimento por agrotóxicos e erosão. Afluente do rio Paranapanema.
Ribeirão Caiuá, nasce no distrito de Sumaré, recebe como afluentes: Água do Quintino, Água Nova, Água Boaventura, Água Geanine, Água São Pedro e outros afluentes menores, e o maior rio dentro de Paranavaí, futuro manancial de abastecimento de Paranavaí, tem sérios problemas de erosão e assoreamento de seu leito. Apesar de boa proteção de matas ciliares tem o comprometimento pelo mau uso de toda montante. Afluente do rio Paranapanema. Está prestes a ser iniciado um projeto elaborado para aproveitamento de suas águas para reforçar o abastecimento da população de Paranavaí feito pelo rio Araras atualmente. A Sanepar deverá iniciar a execução do projeto em 2019.
CURSOS D´ÁGUA QUE BANHAM O MUNICÍPIO
O rio Paranapanema, que materializa a divisa do Paraná com S. Paulo, banha a face norte de Paranavaí, numa extensão de 18 km de margem, constitui-se como principal rio do município.
As nascentes dos ribeirões Paranavaí e Suruquá, afluentes do rio Ivaí, localizam-se no perímetro urbano de Paranavaí e se desenvolvem entre as cotas 950m e 500m sobre o nível do mar. O mesmo ocorre com o córrego Ouro Verde ou Xaxim. Com altitude média de 503m o município de Paranavaí é cortado pelo Trópico de Capricórnio e encontra-se entre as duas grandes bacias hidrográficas da região: as dos rios Paranapanema e Ivaí.
Entre os cursos d´água que banham o município de Paranavaí estão os seguintes:
Bacia do Paranapanema:
Ribeirão São João e seus afluentes – córrego Pitangatuba; córrego Mucupi; córrego Marisol; córrego Piracegi; córrego Mira; córrego Alegria; córrego Água Geanine; córrego São Pedro; Água São Joião; Água da Prata; córrego Santa Clara; córrego Areia Branca; córrego Água Mandaguari; Água Boaventura.
Bacia do rio Ivaí:
Ribeirão Suruquá e seus afluentes – córrego Tapir; córrego Piúva; córrego Amoreira; córrego Tanejava; córrego Ouro Verde; córrego Saíra; Água do Quintino.
Ribeirão Paranavaí e seus afluentes – córrego Pavãozinho; córrego Xaxim; córrego São Sebastião; ribeirão Araras; ribeirão Floresta; ribeirão Vinte e Dois; ribeirão Água da Mata; ribeirão Água Vandressem; córrego Vinte e Oito; córrego do Bicudo; córrego Água Sociedade; córrego Água Seminário; córrego Santa Mônica; córrego Água do Pires; ribeirão Paixão, ribeirão Água do Barreiro; ribeirão São Francisco.
OBS: 1) Rio é um curso natural de água, usualmente de água doce, que flui no sentido de um oceano, um lago, um mar, ou um outro rio.
2) Córrego é uma denominação dada a um corpo de água corrente de pequeno porte. Rotineiramente, é utilizado para se referir a algo de menor tamanho que um riacho.
3) Riacho ou regato é um curso de água menor do que um ribeiro ou ribeirão
4) Ribeirão ou ribeiro é um curso de água menor do que um rio.