Uma festa a abertura dos Jogos Bom de Bola em São Pedro do PR

Um misto de alegria e emoção marcaram, na noite de quinta-feira, a cerimônia de abertura da fase macrorregional dos Jogos Escolares Bom de Bola, no Estádio Municipal São Pedrão, em São Pedro do Paraná.
A entrada das delegações ao gramado foi regada a chuva que dava boas-vindas aos alunos-atletas pratas da casa e das cidades de Iporã, Terra Rica, Japurá, Diamante do Norte, Santa Cruz de Monte Castelo, Jardim Olinda, Tuneiras do Oeste, Cidade Gaúcha, Itaguajé, Querência do Norte e Altônia.
A entrada do fogo simbólico proporcionou o encontro do ídolo com seus fãs que demonstraram a admiração e o carinho pelo ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, que junto com cinco atletas da Escolinha de Futsal percorreu o estádio com a tocha e em seguida acendeu a pira olímpica, sendo ovacionado pelo público presente na praça esportiva, ato que marcou a abertura da competição no município são-pedrense.
Com pouco mais de três mil habitantes, São Pedro do Paraná recebe pela primeira vez uma fase macrorregional dos JEP’s Bom de Bola, conquista muito comemorada pela administração municipal e por lideranças esportivas.
“Há mais de 15 anos sonhamos em trazer uma competição oficial do Governo do Paraná e agora este sonho se concretizou com a vinda da fase macrorregional dos Jogos Escolares Bom de Bola. Não há palavras para mensurar o quanto é importante para o nosso município o momento que estamos vivenciando na área esportiva”, declara o professor de Educação Física e vice-prefeito, Eli Marini.
O chefe do executivo municipal destaca a ousadia do município são-pedrense em receber o torneio estadual e enfatiza que a competição possibilita o convívio e a integração com pessoas de outras cidades, dinamizando as relações e a troca de experiências, sem dizer que também movimenta o comércio local.
“Nossa cidade é pequena, mas a vontade de sediar os Jogos Escolares Bom de Bola era muito grande, principalmente dos dirigentes esportivos do município. Nós estamos sendo ousados em receber esta competição pela infraestrutura que dispomos comparada a outras cidades de porte maior que a nossa, contudo temos certeza que vamos atender a todas as expectativas e todos que aqui estiverem nos quatro dias de competição vão levar boas recordações de São Pedro do Paraná, esse será nosso maior legado”, ressalta Passareli.
Durante seu discurso, o coordenador técnico dos JEP’s Bom de Bola, Jorge Adalberto Casagrande (Casinha) frisou que todos os municípios de pequeno porte de abrangência dos Núcleos de Educação de Cianorte, Loanda, Paranavaí e Umuarama têm condições para sediar etapas dos Jogos Escolares e do Bom de Bola. “Em 2015 queremos trazer para São Pedro do Paraná uma fase dos Jogos Escolares”, revelou Casinha, entusiasmado.
A festa de abertura foi encerrada com a apresentação do grupo Daabo Taiko, de Loanda. Eles encantaram a plateia com as músicas Sakura, Centenário e Irodori.
Cerca de 270 alunos-atletas estão envolvidos nas disputas por uma vaga à final da competição nas categorias A (15 a 17 anos) e B (12 a 14 anos), dos naipes masculino e feminino. Todos os jogos acontecem no Estádio Municipal São Pedrão, com início das rodadas às 08 horas.
A fase macrorregional dos Jogos Escolares Bom de Bola é realizada pelo Governo do Estado através de ações integradas entre as Secretarias de Estado da Educação e do Esporte e Turismo, com apoio dos Núcleos Regionais de Educação e do Esporte e da prefeitura de São Pedro do Paraná.