Unespar consolida implantação com eleição de reitor em novembro

CURITIBA – Acontece no dia 21 de novembro a eleição do reitor e do vice-reitor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), instituição formada pela reunião de sete faculdades estaduais isoladas.
A votação – da qual participarão professores, alunos e funcionários das sete faculdades – é um dos últimos passos para a implantação definitiva da Unespar, que foi criada por decreto em 2001 mas só começou a sair do papel no ano passado.
A Unespar será a sétima universidade mantida pelo Estado. Terá 64 cursos de graduação, 36 de especialização, dois de mestrado e um de doutorado. São 13.635 alunos e cerca de 800 professores.
“A reunião das faculdades tem grande efeito prático. As escolas obtêm maior autonomia e, principalmente, se tornam aptas a obter bolsas para pesquisas e mais financiamento para projetos”, explica o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal.
A pedido das diretorias das faculdades, Alípio Leal vem dirigindo a Unespar como reitor pro-tempore, tendo como vice-reitor pro-tempore Marco Aurélio Visintin.
CREDENCIAMENTO – O processo de criação da Unespar está em fase de credenciamento junto ao Conselho Estadual de Educação. Ao mesmo tempo, a Casa Civil elabora alterações na lei que criou a instituição, que a partir daí poderá funcionar plenamente como universidade.
MELHORIAS – Como universidade, a Unespar também assume o compromisso de atuação nas três áreas tradicionais – ensino, pesquisa e extensão. Apenas neste ano, com o processo de criação ainda em andamento, a instituição já obteve 33 bolsas e financiamentos, somando cerca de R$ 5 milhões em investimentos em novos projetos, aprovados no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
A proposta do governo é transformar a universidade num centro de excelência na formação de profissionais de educação. Do total de 64 cursos atuais que mantêm, 33 são licenciaturas.
A Unespar será a segunda em tamanho, no ranking de universidades estaduais, atrás apenas da Universidade Estadual de Maringá, pelo critério de vagas de graduação presencial ofertadas anualmente (3.250).

As faculdades integradas
A Unespar reúne a Escola de Música e Belas Artes (Embap) e a Faculdade de Artes do Paraná (FAP), de Curitiba; a Faculdade Estadual de Educação, Ciência e Letras de Paranavaí (Fafipa); as faculdades de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar) e de União da Vitória (Fafiuv); Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea) e a de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam). Neste ano, ato do governador Beto Richa autorização a inclusão da Academia Policial Militar do Guatupê, agora chamada Escola Superior de Segurança Pública.