Unespar diz que curso de Direito não foi viabilizado
Em nota publicada no site da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), a direção geral do campus de Paranavaí informa que a proposta de implantação do curso de Direito “não obteve o êxito esperado no âmbito do Governo do Estado”.
De acordo com o texto, “enquanto mantenedor, o Governo do Estado retornou o processo em diligência para que novos procedimentos, especialmente os de ordem financeira que abarcam todas as séries do curso, fossem realizados”.
A despeito das considerações feitas pelo Governo do Estado, a Unespar já tinha informado que as duas primeiras séries do curso não demandariam custos para os cofres públicos, porque a instituição dispõe da estrutura necessária “conforme consta no Projeto Pedagógico do Curso”, informa a nota.
O texto publicado no site da Unespar segue explicando que “todos os esforços foram envidados para que um curso da área jurídica em uma universidade pública e gratuita fosse criado, o que atenderia com grande expressão os anseios da região Noroeste do Estado do Paraná”.
A publicação na internet termina reiterando que a decisão não partiu da Unespar, mas, sim, do Governo do Estado: “Infelizmente, alheio à nossa vontade, o curso não se viabilizou”.
A equipe do Diário do Noroeste tentou neste sábado fazer contato com o diretor do campus da Unespar em Paranavaí, Edmar Bonfim, mas não conseguiu. O reitor da Unespar, Antônio Carlos Aleixo, disse que se pronunciará nos próximos dias. O DN também não conseguiu contato com a equipe do Governo do Estado.
AUTORIZAÇÃO – No dia 28 de março, o então governador do Paraná, Beto Richa, esteve em Paranavaí e assinou o documento que autorizaria a implantação do curso de Direito na Unespar. Na ocasião, a informação era que o vestibular seria realizado num prazo de 60 dias, com as aulas começando no segundo semestre deste ano.
A solenidade que marcou a assinatura do documento reuniu dezenas de pessoas e contou com a participação de autoridades e lideranças políticas de Paranavaí e de municípios da região.
Os presentes se manifestaram falando sobre a importância do curso de Direito para a Unespar e para toda a região Noroeste do Paraná. Trata-se de uma demanda antiga da comunidade acadêmica e da sociedade civil.