Unespar formou profissionais em três campi na última semana

Depois de oito solenidades de colações de grau realizadas pelos campi de Paranavaí, Apucarana e União da Vitória, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) oficializou a formatura de mais 673 estudantes que concluíram as atividades acadêmicas no ano letivo de 2015.
O número refere-se à diplomação de 31 cursos de graduação, bacharéis e licenciaturas, ofertados pela instituição. Somado aos campi de Curitiba I e Campo Mourão que já diplomaram estudantes em março e no início de abril, já são 976 profissionais graduados pela universidade.
O reitor da Unespar, professor Antonio Carlos Aleixo, durante a passagem pelas cerimônias fez questão de solicitar aos novos profissionais que se sustentem mais no conhecimento do que nas emoções.
#IMG02
“Nos últimos anos temos passado por uma onda violenta aos próximos que não sentíamos há muito tempo. O ódio não é filho do conhecimento. O conhecimento não pode ser baseado nas paixões imediatas, pois as decisões tomadas no calor das emoções se dilaceram e frustram”, afirmou.
Conforme destacou Aleixo, o trabalho com a produção e a divulgação do conhecimento científico das universidades não atinge 10% da população. Esse é um resultado que considera lamentável, mas salienta que o corpo docente da Unespar tem aplicado o conhecimento no sentido de ajudar a desenvolver as cidades e regiões da área de abrangência da instituição.
PARANAVAÍ – Os formandos do campus de Paranavaí foram diplomados em três sessões públicas realizadas entre terça e quinta-feira, 26 e 28 de abril, no Centro de Conferências. Na primeira noite, 117 estudantes dos cursos de Administração, Ciências Biológicas e Enfermagem participaram do evento.
O diretor do campus, professor Elias de Souza Júnior, presidiu a solenidade que teve como paraninfo geral o professor do colegiado de Administração, Luciano Gonçalves de Lima.
Na quarta-feira, 27, o reitor da Unespar, professor Antonio Carlos Aleixo, outorgou grau aos 92 concluintes dos cursos de Ciências Contábeis, Matemática e Serviço Social. O escolhido como paraninfo geral foi o professor do colegiado de Geografia, Givaldo Alves da Silva, que agradeceu a homenagem e caracterizou a cerimônia como “um ritual de passagem simples e de muito significativo em que os formandos saem da condição de estudantes para profissionais”.
A última colação do campus ocorreu na quinta-feira, 28, com os formandos dos cursos de Educação Física, Geografia, História, Letras (Português/Inglês) e Pedagogia. No total, 125 estudantes colaram grau e tiveram como paraninfo o professor do colegiado de Pedagogia, Elias Canuto Brandão.