Unespar pode ter primeira turma de Direito em 2018, diz reitor
A Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Paranavaí, pode ter a primeira turma do curso de Direito em 2018. A informação é do reitor Antônio Carlos Aleixo, que visitou o Diário do Noroeste na tarde de ontem.
De acordo com Aleixo, o governador Beto Richa já determinou que o projeto apresentado ao Governo do Estado seja analisado. Para isso, uma comissão será criada pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).
O processo técnico deverá ser concluído em aproximadamente quatro meses. Vencida essa etapa, a implantação dependerá de decisões políticas e da autorização de Richa. Se não houver restrições, o primeiro concurso vestibular poderá ocorrer ainda este ano.
A proposta é que os futuros acadêmicos ocupem as vagas que atualmente são destinadas ao curso de Administração matutino. A Unespar já conta com professores capacitados para ministrar aulas nos primeiros anos. O restante seria incorporado ao quadro docente quando houvesse a necessidade.
O reitor disse que está confiante, principalmente por se tratar de um anseio antigo da comunidade acadêmica e de toda a sociedade de Paranavaí e de municípios vizinhos.
Aleixo destacou o papel de algumas lideranças no processo de implantação do curso de Direito na Unespar, entre as quais, Demerval Silvestre, da sociedade civil organizada. Segundo ele, já são dois anos de contatos com profissionais técnicos e representantes políticos.
Silvestre também esteve no Diário do Noroeste na tarde de ontem. Na ocasião, disse que a mobilização da comunidade no sentido de pedir o apoio do governador Beto Richa tem garantido resultados positivos. “Temos feito reivindicações para alcançarmos a realização desse sonho”.