Unespar sem aulas até sexta-feira

Com a paralisação dos professores, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) ficará sem aulas até sexta-feira. A decisão foi tomada na segunda-feira (21), durante assembleia da categoria.
A principal motivação para o protesto dos docentes é a Mensagem 43, enviada pelo governador Beto Richa à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). “O texto suspende a data-base em janeiro [de 2017]”, disse o professor Renan Araújo, do campus da Unespar de Paranavaí.
Na avaliação do docente, se a proposta for aprovada pelos deputados estaduais, terá impacto sobre todo o funcionalismo público. Por isso, professores de outras instituições de ensino superior aderiram à paralisação.
Com isso, pretendem pressionar os parlamentares, para que garantam o cumprimento do acordo firmado entre o Governo do Estado e a categoria. Os professores suspenderam a greve com a promessa de que receberiam recomposição salarial logo no primeiro mês de 2017.
De acordo com Araújo, além da questão do prazo para o reajuste, a categoria espera 7% de reposição inflacionária e 1% de aumento real de salário.
Mas a pauta da paralisação não está voltada somente para o Governo do Estado. Os professores manterão o protesto até sexta-feira, quando haverá mobilização nacional contra a Proposta de Emenda à Constituição 55 (antiga PEC 241).
O texto do Governo Federal prevê o congelamento de investimentos públicos por 20 anos em setores como Educação, Saúde e Assistência Social.