Unidade Polo inicia curso preparatório para o Enem. Aulas são gratuitas

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia o desempenho dos estudantes e possibilita o acesso a instituições de Ensino Superior. As provas apresentam questões de conhecimentos gerais e específicos relacionados à grade curricular e testam a capacidade de interpretação dos participantes.
A oportunidade é para todos: alunos de escolas públicas e particulares. Mas as realidades dos dois grupos são diferentes. Enquanto aqueles que estudam em instituições privadas têm acesso a infraestrutura e materiais de qualidade, os que frequentam colégios estaduais enfrentam a falta de investimentos adequados e a precarização.
“A concorrência é desleal”, disse Sandra Gomes Buarque, diretora-auxiliar do Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto (Unidade Polo) de Paranavaí. Essa foi a principal motivação para que ela colocasse em prática um projeto antigo: oferecer um curso preparatório para o Enem destinado aos alunos da escola.
Durante anos, Sandra ouviu estudantes dizendo que a grade curricular era insuficiente para garantir a preparação ideal para o Enem. “Os alunos diziam que era muito conteúdo para pouco tempo. Achavam difícil.” Além disso, nem todos tinham ou têm condições financeiras para pagar cursinhos.
“Percebi que era uma necessidade real”, afirmou a diretora-auxiliar da Unidade Polo. Reuniu-se com outros professores e conseguiu o apoio de que precisava. De maneira voluntária, os docentes se dispuseram a trabalhar na preparação dos alunos. Elaboraram materiais específicos e iniciaram as aulas especiais.
O curso preparatório para o Enem oferecido para os estudantes da Unidade Polo teve início ontem. As aulas serão ministradas aos sábados, de manhã e à tarde, até 28 de outubro. Ao longo desse período, os alunos terão a chance de aprofundar o conteúdo transmitido no ano letivo, tirar dúvidas e adquirir novos conhecimentos.
E se a proposta é benéfica para os estudantes, eles precisam se empenhar. Por isso, na noite de sexta-feira (23), a comunidade escolar foi convidada a participar de uma aula inaugural. Na ocasião, mães, pais e responsáveis pelos adolescentes assinaram termos de compromisso, para garantir a frequência e a dedicação dos participantes.
A palestra de abertura do curso preparatório foi sobre os Desafios do Enem. Os convidados ouviram um pouco a respeito da avaliação, dos níveis das questões, da interdisciplinaridade. Aprenderam a utilizar a internet como ferramenta de estudos e a identificar as técnicas para executar as provas mais facilmente.
De acordo com Sandra, aqueles estudantes que se dedicarem, de fato, durante o curso preparatório e nas aulas do período regular terão chances reais de conseguir boas notas no Enem. “É possível alcançar esse resultado”, enfatizou a diretora-auxiliar.
Além dos alunos que cursam o Ensino Médio na Unidade Polo, o projeto beneficia egressos, integrantes da comunidade escolar e outras pessoas da sociedade civil. O objetivo é que o curso se estenda por outros anos.