Unidades de saúde da região recebem selo de qualidade na atenção primária
O secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, estará em Paranavaí nesta sexta-feira (8). Ele participará da cerimônia de entrega do Selo de Qualidade para equipes de 13 unidades básicas de saúde, como reconhecimento pelo trabalho realizado na atenção primária.
Dividida em três categorias, a certificação é o resultado de uma série de fatores previstos no processo de Tutoria na Atenção Primária em Saúde. Estabelece padrões e protocolos que garantem segurança aos trabalhadores e aos pacientes, melhorando os indicadores de saúde da população.
O Selo Bronze afere o gerenciamento de risco, tendo como foco a segurança dos pacientes. O Selo Prata refere-se ao gerenciamento dos processos, no sentido de garantir valor às pessoas atendidas nos postos de saúde. O Selo Ouro leva em consideração as ações desenvolvidas pela equipe da unidade em prol da sociedade.
Para chegar ao resultado, a Secretaria de Estado da Saúde avalia mais de 100 itens, entre estrutura física e metodologia de trabalho. Além disso, o processo auxilia no desenvolvimento de competências a partir da atuação do tutor, responsável por incentivar e motivar a equipe.
No ano passado, oito unidades de saúde receberam a certificação. O Selo Bronze foi conferido a três postos de Paranavaí, um de Jardim Olinda, um de Mirador, um de Paranapoema, um de São Carlos do Ivaí e um de São Pedro do Paraná.
Desta vez, algumas equipes serão contempladas com o Selo Prata. Outras, com o Selo Bronze. Estão na lista duas unidade de saúde de Paranavaí, duas de Amaporã, uma de Jardim Olinda, uma de Paranapoema, uma de São João do Caiuá, uma de Tamboara, uma de Nova Aliança do Ivaí, uma de Mirador, uma de Santa Mônica, uma de Diamante do Norte, uma de São Pedro do Paraná e uma de Porto Rico.
SERVIÇO – A entrega das certificações será no auditório central da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Paranavaí, às 14h30. Além do secretário Michele Caputo Neto, o evento terá a participação do superintendente estadual de Atenção à Saúde, Juliano Gevaerd.