Unila é ponto de convergência cultural, dizem representantes da instituição

Criada em 2010, com sede em Foz do Iguaçu (PR), a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) reúne estudantes de 17 nacionalidades. Trata-se de um espaço de convergências culturais e de conhecimentos científicos com ênfase nas características de toda a região da América Latina.
Na tarde de ontem, representantes da Unila estiveram no Diário do Noroeste para apresentar a dinâmica da instituição, desde o processo seletivo até a formação dos acadêmicos. Atualmente, são 3.100 estudantes distribuídos em cursos de graduação (bacharelados e licenciaturas) e pós-graduação (especializações e mestrados).
De acordo com o jornalista Adolfo Vaz, da Divisão de Assessoria de Imprensa, a seleção dos estudantes brasileiros é feita pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que considera as notas do Exame Nacional do Ensino Médio. Para os candidatos de outros países, a avaliação se baseia nos resultados durante o Ensino Médio.
Luiz Fernando Matias, técnico administrativo da Secretaria de Comunicação, destacou a importância da Unila no contexto regional: todos os cursos têm disciplinas voltadas para os fundamentos e a história da América Latina. Os estudantes também podem aprender idiomas falados em diferentes países do bloco.
Oficialmente, a instituição é bilíngue, ou seja, as aulas são ministradas em português e espanhol. Os professores são provenientes não somente do Brasil e de outros países da América Latina, mas, também, da África, da Ásia e da Europa. 70% deles são doutores. 28%, mestres.
INGRESSO 2016 – A Unila está com inscrições abertas para transferência externa e aproveitamento de diploma, com vagas em 27 cursos. O prazo termina no dia 19 de junho e os interessados precisam se inscrever pelo site da instituição (www.unila.edu.br). O ingresso dos aprovados será no segundo semestre de 2016.
Vale para o estudante matriculado em outra instituição de ensino superior, nacional ou estrangeira, que deseja migrar para um curso da mesma área de atuação ofertado pela Unila.
CURSOS – A lista de cursos de graduação (bacharelados) da Unila tem: Administração Pública e Políticas Públicas; Antropologia – Diversidade Cultural Latino-Americana; Arquitetura e Urbanismo; Biotecnologia; Ciência Política e Sociologia – Sociedade, Estado e Política na América-Latina; Ciências Biológicas – Ecologia e Biodiversidade; Ciências Econômicas – Economia, Integração e Desenvolvimento; Cinema e Audiovisual; Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar; Engenharia Civil de Infraestrutura; Engenharia de Energias Renováveis; Engenharia de Materiais; Engenharia Física; Engenharia Química; Geografia; História – América Latina; Letras – Arte e Mediação Cultural; Medicina; Música; Relações Internacionais e Integração; Saúde Coletiva; e Serviço Social.
As licenciaturas são: Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química; Filosofia; Geografia; História; Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras; Matemática; e Química.