Unipar investe na criação de gibis para levar informação a crianças e jovens

Comunicar com eficiência exige que a linguagem seja acessível a todos os públicos. Pensando nisso, a Universidade Paranaense – Unipar investe em cartilhas ilustradas para levar informação à comunidade.
O projeto, idealizado e coordenado pela Diretoria Executiva de Gestão da Cultura e Divulgação – DEGCD, já atendeu diversos cursos da Instituição, como Enfermagem, Odontologia, Medicina Veterinária e Engenharia Civil. Elaboradas em formato de gibi, todas são impressas em quatro cores, com recursos próprios da Unipar.
Abordando gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis, riscos da automedicação para a saúde, malefícios do tabaco, violência contra a mulher, importância das plantas medicinais e segurança do trabalho, entre outros temas, as cartilhas são distribuídas em eventos internos e externos, promovidos por todas as sete Unidades da Instituição.
O conteúdo é elaborado por professores da Unipar e narrado em quadrinhos, com desenhos que mostram pessoas/personagens conversando sobre o assunto num clima bem familiar.
O publicitário da DEGCD, Lemmer Fachin, se encarrega do trabalho de ilustração e colocação das falas – da fase do desenho dos quadrinhos em diante.
Ele explica que o objetivo do projeto é informar, principalmente, estudantes do ensino médio: “As pessoas, na correria do dia a dia, não tiram tempo para se informar. Viu-se então, na Unipar, a necessidade de falar sobre assuntos que são pouco divulgados, mas de forma divertida e atrativa”.
A chefe do DCSU (Departamento de Comunicação Social Universitária) da Unipar, professora Terezinha Aguiar, acompanha todo o processo. Ela recebe o pedido dos professores e analisa: se o tema for relevante é aprovado.
“Geralmente focamos assuntos emergentes, que estão em debate na sociedade. Procuramos, dessa forma, colaborar para que esse debate seja mais produtivo, mais esclarecedor”, justifica.
Ela avisa que já está indo para a impressora mais uma: a que explica a importância ecológica dos morcegos. “A Unipar promove ações de difusão de conhecimentos quase todos os dias, durante o ano letivo. Por isso, precisamos de muito material para fortalecer, reforçar o trabalho acadêmico. As cartilhas são bem-vindas nesses momentos”, afirma.