“Urgente necessidade de concurso público”, afirma diretor da Unespar de Paranavaí

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) enfrenta alguns problemas que dificultam a gestão dos campi, e em Paranavaí não é diferente. A avaliação foi feita por Edmar Bonfim de Oliveira, eleito diretor do campus local, que destacou a “urgente necessidade de concurso público”, para a contratação de servidores.
A declaração foi feita na noite de terça-feira (25), durante a solenidade de apresentação do novo diretor e do vice-diretor, Ivan Ferreira da Cruz. A cerimônia reuniu integrantes da comunidade acadêmica e representantes de diferentes entidades e instituições.
De acordo com Oliveira, a situação exige esforço redobrado e diálogos permanentes com toda a comunidade acadêmica. Ele utilizou termos como “cooperação” e “processos coletivos”, para pedir apoio no cumprimento da missão que assumiu. Afirmou que assim conseguirá agir pelo bem do ensino superior público e da sociedade.
Oliveira e Cruz assumirão as funções antes designadas aos professores Elias de Souza Junior e Carlos Alexandre Molena Fernandes, diretor e vice-diretor do campus de Paranavaí durante a gestão que se estendeu de 2013 até 2017.
Na manifestação que fez, Souza Junior agradeceu pelo apoio recebido de professores, funcionários e estudantes ao longo do período em que esteve à frente da diretoria. Também se dirigiu à dupla sucessora, afirmando que o momento não é confortável. Por isso recomendou “coragem para superar os desafios”.
REITOR – A solenidade contou com a presença do reitor da Unespar, Antônio Carlos Aleixo. Ele falou da importância da formação da Unespar, que reúne sete campi em diferentes municípios paranaenses. Na opinião dele, se fossem mantidas como faculdades isoladas, algumas dessas instituições “já teriam sucumbido”.
Em relação aos novos diretor e vice-diretor, Aleixo fez elogios ao trabalho que desenvolvem como docentes da Unespar e pediu apoio aos dois no processo de consolidação da instituição. Ele também agradeceu a parceria positiva de Souza Junior e Molena Fernandes ao longo dos últimos anos.