Usinas do PR conquistam registro para exportar à Califórnia

Três usinas paranaenses foram as primeiras no Brasil a obter no último dia 9 de novembro o registro completo junto ao CARB (Conselho de Qualidade do Ar da Califórnia) órgão ambiental do estado norte- americano, que permite a exportação de etanol avançado, proveniente de cana de açúcar, para os Estados Unidos: a Cooperativa Agroindustrial Nova Produtiva e duas unidades do Grupo Santa Terezinha, Ivaté e Tapejara.
Desde 2011, quando os Estados Unidos passaram a exigir o registro dos exportadores de etanol de cana de açúcar junto ao EPA (órgãos ambiental federal dos EUA), a CPA Trading, empresa criada pelas usinas paranaenses para a exportação de etanol, fez o registro de todas as unidades paranaenses associadas, a exemplo de várias usinas brasileiras.
O mesmo posteriormente foi feito junto ao CARB, exigência feita pelo estado da Califórnia, mais criterioso para autorizar a exportação para seu território.
O registro completo, conquistado pelas três unidades industriais paranaenses, entretanto, só é conferido às usinas que efetivamente exportarem para o estado norte-americano da Califórnia, atendendo a todos os requisitos de sustentabilidade exigidos, atestando que o etanol produzido pode ser classificado como combustível de baixo carbono, segundo representante da CPA Trading.
Como os EUA é atualmente o principal mercado com perspectivas de exportação para o produto brasileiro, diante do consistente programa de mistura de etanol à gasolina existente no país, a conquista do registro reforça a competitividade do produto paranaense e abre excelentes perspectivas para exportação.
Para a CPA Trading, não se pode esquecer que o etanol brasileiro produzido a partir da cana de açúcar é o mais eficiente, tendo sua sustentabilidade comprovada pelos principais órgãos de pesquisa e de controle ambiental dos EUA. (Flamma Comunicação)