Vacina contra dengue vai até dia 7
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) anunciou a prorrogação da segunda etapa da campanha de vacinação contra a dengue. Inicialmente, o prazo terminaria ontem. Com a mudança, o prazo foi estendido para 7 de abril.
O principal objetivo é conseguir aumentar o percentual de imunização nas maiores cidades do Paraná, entre as quais, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu e Paranaguá, porque estão com resultados abaixo do esperado.
Dois municípios do Noroeste estão distribuindo doses da vacina, Cruzeiro do Sul e Santa Isabel do Ivaí. Foram escolhidos de acordo com critérios técnicos e epidemiológicos determinados pela Sesa. Em todo o Paraná, são 30 cidades participantes, alcançando pessoas de 15 a 27 anos de idade.
A meta é vacinar pelo menos 80% do público-alvo. Em Cruzeiro do Sul, a população que precisa ser imunizada corresponde a 1.012 moradores. Em Santa Isabel do Ivaí, 1.758. Até a tarde de ontem, tinham sido vacinados, respectivamente, 91,2% e 87%.
De acordo com a chefe da Seção de Vigilância Epidemiológica da 14ª Regional de Saúde, Samira Silva, a aplicação das vacinas é para reduzir em 80% os óbitos e em 93% as formas graves e hospitalizações que a dengue provoca.