Vacina contra gripe é disponibilizada para todas as crianças com menos de 11 anos

Todas as crianças com menos de 11 anos podem ser vacinadas contra a gripe, nos municípios do Noroeste do Paraná. A decisão foi divulgada na manhã de ontem pela 14ª Regional de Saúde, ampliando os grupos com direito à imunização gratuita.
Até então, apenas crianças de seis meses a menos de cincos anos de idade estavam na lista de grupos prioritários. Mas o saldo nos estoques das unidades básicas de saúde permitiu que o novo grupo fosse incluído no público-alvo.
No dia 11 de junho, outras parcelas da população passaram a ter direito à vacina: motoristas de ônibus e cobradores de transporte coletivo, cuidadores de pessoas vulneráveis (idosos, acamados), população em situação de rua e profissionais de educação.
De acordo com a chefe de Vigilância Epidemiológica da 14ª Regional de Saúde, Samira Silva, a ampliação levou em conta os grupos mais vulneráveis aos sintomas da gripe, com base em estudos técnicos.
Paralelamente, segue a estratégia de vacinação de crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, mulheres que deram à luz há até 45 dias (puérperas), idosos, trabalhadores em saúde, professores e pacientes com doenças crônicas.
CAMPANHA – A campanha de vacinação lançada pelo Ministério da Saúde (MS) terminou no dia 9 de junho. O objetivo em todo o Paraná era imunizar pelo menos 90% dos grupos prioritários, meta já superada na região Noroeste: até a tarde de ontem, a média era 94%.
Mesmo assim, alguns municípios ainda não tinham alcançado o percentual estabelecido pelo MS. Em Alto Paraná, 87% do público-alvo foi imunizado. Em Inajá, 86%. Em Itaúna do Sul e Paranapoema, 89%.
Considerando os números de toda a região, apenas um grupo considerado prioritário não atingiu o índice mínimo, o das gestantes, com 80,35%. Outros, no entanto, ultrapassaram a expectativa, como é o caso das puérperas: a previsão era imunizar 480 mulheres, mas 483 receberam a vacina.