Vacinação vai até sexta-feira. Região Noroeste ainda não alcançou a meta

A campanha de vacinação contra a gripe termina na próxima sexta-feira (26). Até lá, crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas, idosos, pacientes com doenças crônicas e professores têm direito à imunização gratuita. As doses da vacina estão sendo distribuídas em unidades de saúde de todos os municípios da região.
Pela meta estabelecida para o Paraná, 90% do público-alvo precisa ser imunizado, mas o índice ainda não foi atingido no Noroeste do Estado. Até a tarde de ontem, o total registrado pela 14ª Regional de Saúde era de 48.570 pessoas, ou seja, 81,9% do total.
A recomendação para as equipes municipais de imunização é que façam as chamadas buscas ativas, que consistem em visitas aos moradores, para identificar aqueles incluídos nos grupos prioritários, mas que ainda não foram vacinados. Centros de educação infantil também estão no cronograma de ações.
De acordo com a chefe regional da Seção de Vigilância Epidemiológica, Samira Silva, 11.935 crianças foram vacinadas, representando 74,5% do total. Entre os trabalhadores de saúde, foram 4.273 (81,7%). Gestantes, 2.022 (68,8%). Puérperas, 440 (91,6%). Idosos, 29.490 (85,1%).
PARANAVAÍ – Quem ainda não tomou a dose da vacina trivalente que protege contra a gripe comum (tipo B) e duas gripes do tipo A (H1N1 e H3N2), precisa procurar o posto de saúde (UBS) mais próximo de casa portando a carteira de vacina, documento de identificação pessoal com foto e, para as grávidas, a carteira de gestante.
As salas de vacina dos postos de saúde de Paranavaí funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 16h.
Familiares que têm pacientes acamados devem entrar em contato com a UBS mais próxima de sua casa para agendar a visita da equipe para a aplicação da vacina. As doses são gratuitas.
A campanha deste ano também incluiu os trabalhadores da saúde, mães em estado puerperal (até 45 dias após o parto), as pessoas com doenças crônicas, que podem receber a dose da vacina com receita médica e os professores ativos (com declaração da instituição de ensino).
A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 19.397 pessoas em Paranavaí até o término da Campanha Nacional. Até agora, 78,13% do público alvo foi imunizado.
“Nossa maior preocupação continua sendo com as crianças, que estão com o menor índice de vacinação até agora. Nossa meta é vacinar 4.955 crianças entre 6 meses a menores de cinco anos. Até o momento, atingimos 68,68% da cobertura vacinal desta faixa populacional. Também é importante que as gestantes do município procurem ser imunizadas. Temos uma população registrada de 932 gestantes em Paranavaí e até agora 69,10% foram vacinadas”, destaca a coordenadora do setor de imunização do município, Miryan Jordão.
A cobertura vacinal em Paranavaí está com os seguintes índices: Geral – 78,13%, Crianças – 68,68%, Trabalhadores de Saúde – 68,48%, Gestantes – 69,10%, Puérperas – 77,12% e Idosos – 81,99%. (Com informações da Ass./Pref.)