Valdemar Delatorre tem perfil da preferência dos eleitores
Desde que o MDB (PMDB) de Paranavaí decidiu apresentar ao eleitorado mais uma opção de candidatura a deputado, no ano passado, o empresário do agronegócio Valdemar Delatorre assumiu com um propósito: contribuir para o desenvolvimento dos municípios do Noroeste do Paraná. Ele é pré-candidato a deputado federal.
Para isto, tem mantido contatos com eleitores de pelo menos 100 municípios da região, que têm um universo de mais de 400 mil eleitores, levando sua proposta e colocando à disposição sua experiência de trabalhador, empresário e produtor, segmentos que mais geram vagas de trabalho em todos os níveis.
As propostas de Delatorre no caso de ocupar uma cadeira na Câmara Federal se encaixam perfeitamente no seu perfil de cidadão preocupado com o desenvolvimento global, pois nele está inserido também o desenvolvimento popular.
A propósito, é esse o perfil eleito para este ano, conforme as pesquisas realizadas por diversos institutos, tanto em nível municipal como estadual e nacional.
O eleitorado está esgotado e quer mudanças, não renovação como apregoada por pseudo-administradores e políticos tradicionais, mas que sejam garantidas pelo trabalho realizado e pela experiência adquirida como profissional e como cidadão.
Pesquisas qualitativas direcionam para esta direção os eleitores brasileiros do momento, desiludidos com a desesperança e angústia, que chegam, segundo as pesquisas, não ter perspectivas de melhora.
As pesquisas têm mostrado no geral que existe uma abertura para candidatos que representem o “novo”, mas, ao mesmo tempo, um temor de uma pessoa sem muita bagagem política e pessoal possa piorar a situação.
As pesquisas têm mostrado que o eleitor está mais atento para não se deixar levar por promessas mirabolantes, por ideias que são inexequíveis. “Essa questão da desesperança, de não conseguir enxergar uma solução, é um sentimento muito sofrido. Nós percebemos isso em pesquisas qualitativas. São pessoas de classes mais altas, de classes mais baixas, todo mundo batalhando e as coisas não andam, está tudo amarrado”, analisam pesquisadores.
Segundo analistas, o eleitor está disposto a mudar seu voto para pessoas mais experientes e com trabalho mostrado durante a vida, ou seja, que tenham experiência, como é o caso de Valdemar Delatorre.
Além do setor empresarial do agronegócio, Valdemar Delatorre tem participação política de longa data em Paranavaí, não como candidato ou ocupando cargos de gestão ou parlamentar, mas como dirigente de partidos políticos.
Essa convivência, participação nas démarches em várias eleições lhe deram a bagagem para as mais puras e eficientes lides políticas. Sua filiação ao MDB/PMDB abriu a oportunidade para que companheiros de partido lhe dessem abertura como um dos nomes que poderá honrar a política paranavaiense de tradição.