Vândalos depredam escola e creche do CAIC

Na tarde de ontem a Secretaria de Educação fazia levantamento do prejuízo provocado por vândalos que anteontem danificaram a creche e a escola do CAIC, localizado na Vila Operária, em Paranavaí.
Na creche foram quebrados vidros e arrombadas portas. Os materiais didáticos, colchões e lençóis foram jogados no pátio. Já na escola os vândalos danificaram oito climatizadores.
A secretária de Educação, Cida Gonçalves, verificou o estrago provocado pelos baderneiros. Os climatizadores foram instalados recentemente e os alunos ainda nem se beneficiaram dos equipamentos, já que estão em período de férias.
“Quando vi o cenário fiquei desanimada. Iremos consertar os estragos e essa conta irá ser somada aos quase R$ 300 mil que foram gastos no ano passado. Esse dinheiro poderia ser usado em outras melhorias”, disse Cida Gonçalves. Outras ações de vândalos no ano passado resultou em R$ 300 mil de prejuízos, disse a secretária.
AÇÕES – Cida Gonçalves informou que a Prefeitura mantém alguns vigilantes fazendo rondas nas 32 instituições de ensino municipal. Um reforço esperado é a ativação da Guarda Municipal que deverá acontecer esse ano.
Na Secretaria de Educação está na fase final uma licitação para instalar câmeras de monitoramento em todas as escolas e creches. Para a parte externa está sendo estudada a possibilidade de instalar cercas elétricas e a elevação dos muros.
Mesmo assim, Cida Gonçalves acredita que os moradores do entorno das escolas e creches devem estar atentos e denunciar atitudes suspeitas. “Pedimos que a população não se cale diante de atos praticados por vândalos e ladrões. É simples, basta ligar no 190 e fazer a denúncia anonimamente”.
FLAGRANTE – Na tarde de ontem, a reportagem do Diário do Noroeste esteve no CAIC e flagrou quatro jovens dentro da estrutura. Vale lembrar que o local está fechado por causa das férias.
Os jovens inicialmente estavam na caixa de água e ao perceberem que estavam sendo fotografados, desceram e se esconderam no interior do prédio. Os moradores da vizinhança disseram que a cena é comum no dia a dia.