Varejo paranaense se recupera no mês de julho

CURITIBA – As vendas do varejo no Paraná apresentaram melhora significativa no mês de julho em relação a junho, com crescimento de 12,32%.
O mês marcou o retorno ao padrão de vendas, especialmente a partir da segunda quinzena, com o término da Copa do Mundo. Os dados são da Pesquisa Conjuntural, realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio PR).
No entanto, em comparação a julho de 2013 a variação foi pequena, com acréscimo de 2,4%. No acumulado do ano, o comércio cresceu apenas 1,48% sobre o mesmo período do ano passado.
Durante este ano, uma série de fatores restritivos atuaram de forma a conter a demanda e, por conseguinte, as vendas do varejo. Dentre estes fatores cabe mencionar a baixa no desempenho do PIB industrial, queda acentuada no mercado automotivo, alta nas taxas de juros, menor velocidade do crescimento do consumo das famílias e os recessos da Copa do Mundo, que levaram ao adiamento do calendário de gastos habituais e reduziram o funcionamento da indústria e do comércio.
Em relação a junho, os setores que apresentaram os maiores faturamentos foram os de combustíveis (24,42%), óticas, cine-foto-som (22,98%), autopeças (20,84%), materiais de construção (14,34%) e móveis, decoração e utilidades domésticas (11,48%). No acumulado do ano, as maiores altas foram apresentadas pelas empresas de combustíveis (14,22%), óticas, cine-foto-som (9,11%) e farmácias (5,64%).
Por outro lado, os menores crescimentos percentuais de vendas no Paraná em julho ante a junho foram observados pelas lojas de calçados (-12,23%), vestuário e tecidos (-11,70%) e lojas de departamentos (-1,80%). No acumulado do ano, em comparação ao mesmo período de 2013, os piores resultados ficaram com as concessionárias de veículos (-12,34%), vestuário e tecidos (-5,2%) e autopeças (-3,07%).