Vencedoras do Professor Nota 10 ganham notebooks

Centenas de profissionais da Educação, entre professores, agentes de apoio educacional, atendentes e estagiários das escolas e Centros de Educação Infantil (CMEIs) de Paranavaí participaram da entrega do 7º Prêmio Professor Municipal Nota 10, realizado na noite da última quinta-feira, no Centro de Eventos Armando Trindade Fonseca.
A cerimônia de entrega dos prêmios para os quatro projetos vencedores contou com um show exclusivo da Banda Clave de Luz.
Este ano, o Prêmio Professor Municipal Nota 10 teve trinta projetos inscritos: 14 de professores da Educação Infantil e 16 do Ensino Fundamental. As quatro profissionais com projetos vencedores (duas de cada categoria) levaram para casa um notebook como prêmio.
Na categoria Educação Infantil, os projetos inscritos foram de profissionais que trabalham com as turmas Berçário, Maternal e Jardim.
As premiadas foram as agentes de apoio educacional Wanessa Leandro N. da Mata, do CMEI Professora Lucilene dos Santos Rodrigues, e Mariângela Ferro, do CMEI Professora Alzira Mendonça Figueira. Elas venceram com os projetos “Desenvolvendo habilidades motoras através da psicomotricidade” e “RG – registro geral do meu ser”, respectivamente.
Na categoria Ensino Fundamental (anos iniciais), as duas professoras que receberam o prêmio foram: Aline P. Lima de Abreu, da Escola Municipal Elza Grassiotto Caselli, com o projeto “A arte ler”; e Eliane Amália Niehues, da Escola Municipal Jayme Canet – Centro Profissionalizante Renascer, com o projeto “Horta orgânica sustentável: assegurando e promovendo a pessoa com deficiência: a inclusão social, a cidadania e a qualidade de vida”.
Em seu sétimo ano de realização, o Prêmio Professor Municipal Nota 10 é um incentivo às novas práticas pedagógicas, identificando, valorizando, disseminando e recompensando experiências de sucesso dentro das salas de aula.
“Ser professor é algo muito gratificante, porém é uma tarefa árdua, que exige sacrifício, doação. Mas é uma realização pessoal, porque por nossas mãos passam todos os outros profissionais. Temos uma grande responsabilidade. Nós começamos a conduzir, muitas vezes, os primeiros passos de uma criança nos nossos CMEIs, e entregamos ela para a vida, para o mercado de trabalho, para vida social, pessoal e profissional. Então vemos o quanto nosso trabalho é fundamental, principalmente nesta sociedade contemporânea onde muitas famílias não têm tempo para os filhos e acabam transferindo esta responsabilidade de formação da criança para os educadores. Estamos chegando ao final deste ciclo de oito anos de administração, e só tenho a agradecer a cada professor pelo voto de confiança, ao prefeito Rogério por priorizar a Educação e nos dar todo respaldo para alcançar tantas conquistas”, destacou a secretária de Educação do município, Cida Gonçalves.
O prefeito Rogério Lorenzetti lembrou que, no início da gestão, gerir a Educação e as outras áreas de responsabilidade do município era um grande desafio.
“Quando assumi, em 2009, alguns podem ter ficado com receio sobre mim, pensando o que este ‘rapaz’ iria fazer com a Prefeitura de Paranavaí. Eu admito que também tinha um pouco de receio, mas do que poderia não ser feito. Por ter uma experiência anterior como secretário e como vice-prefeito, eu já tinha bastante conhecimento do que ia enfrentar como prefeito. De lá pra cá, tivemos um ano de 2009 de recessão, e agora, 2015 e 2016 também estão sendo de séria recessão. Ou seja, dos oito anos que fui prefeito, três deles foram de recessão econômica, com todas as agruras que isso representa. No entanto, Paranavaí quase não sentiu a recessão. Nós não paramos obras, conseguimos fazer reajustes salariais, além de manter os salários em dia. Tudo foi feito com o maior zelo, através da boa equipe que me acompanhou nestes oito anos. E foi tão bom conviver com cada um de vocês, que mal vi passarem estes oito anos”.
E finalizou: “Não é fácil chegar ao oitavo ano de gestão. Esta é a administração que mais permaneceu à frente do município de Paranavaí. Graças a Deus tivemos, já no início, a ideia de consultar os professores a respeito de quem poderia ser a nossa secretária de Educação, e vocês me apresentaram a Cida como a mais votada. Fico feliz porque começamos já acertadamente na escolha da secretária municipal. O prefeito que me antecedeu fez a eleição das diretoras das escolas, nós respeitamos todas as nomeações feitas, e isso deu muito certo também. Hoje divido com todos aquilo que foi conquistado. Cada um teve papel importante para chegarmos a estes resultados, ressaltando-se o IDEB, que é um dos melhores do Brasil, o que demonstra, inequivocamente, uma Educação de qualidade, feita por vocês. Meu desejo é que vocês continuem conquistando boas notas e bons resultados para a Educação de Paranavaí. Se mais não puder fazer, foi porque as condições não me permitiram. Espero que toda a dedicação ao município de Paranavaí tenha, no futuro, o reconhecimento devido, e que as pessoas saibam que, nestes anos, conseguimos transformar a nossa cidade. Mas, a conquista da qual eu mais me orgulho, foi a Educação Nota 10 proporcionada às crianças de Paranavaí”.