Vendas de cimento mantém recuperação
As vendas acumuladas de cimento em 2019 (janeiro a agosto) chegaram ao montante de 35,9 milhões de toneladas, um aumento de 2,9% sobre igual período do ano passado, de acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Cimento (SNIC).
No mês de agosto as vendas de cimento no Brasil somaram 5,1 milhões de toneladas, um crescimento de 3,0% em relação ao mesmo mês de 2018.
As vendas internas por dia útil em agosto – que considera o número de dias trabalhados e tem forte influência no consumo de cimento – apresentaram alta de 4,1% em relação a julho, de 5,1% sobre agosto de 2018 e de 2,9% no acumulado do ano.
Já nos últimos 12 meses (setembro de 2018 a agosto de 2019), as vendas acumuladas atingiram 53,6 milhões de toneladas de cimento, um aumento de 1,8% em comparação com o mesmo período anterior (setembro de 2017 a agosto de 2018).
"Os indicadores estão se recuperando. O PIB da construção civil começou a reagir no segundo trimestre, assim como as vendas de materiais da construção civil, como vergalhões, pedras britadas entre outros", afirma Paulo Camillo Penna, presidente do SNIC.
Ainda segundo o executivo, os indicadores de confiança também voltaram a subir. "A sondagem da construção civil feita pela FGV e o índice de confiança do empresário industrial elaborado pela CNI subiram pelo terceiro mês consecutivo. O indicador da FGV está no maior ponto desde fevereiro de 2015. O ambiente de negócios está mais favorável, mostrando uma maior consistência do movimento de retomada", completa o executivo.
Consumo aparente e importação
O consumo aparente de cimento em agosto, que compreende as vendas internas mais as importações, totalizaram 5,1 milhões de toneladas, uma alta de 2,9% em relação ao mesmo mês do ano anterior. O acumulado do ano cresceu 2,8%.
Ao comparar os últimos 12 meses (setembro de 2018 a agosto de 2019), a alta no consumo atingiu 1,6% em relação ao mesmo período anterior (setembro de 2017 a agosto de 2018).
"O setor imobiliário continua sendo o indutor da demanda de cimento. O número de lançamentos acumulado até junho foi 15% maior do que o mesmo período do ano anterior, enquanto que as vendas aumentaram 12% no mesmo período. O ambiente externo aparece como a maior incógnita do cenário, neste momento,
impactado pelo conflito comercial entre EUA e China que pode ter efeitos sobre o nível de atividade", finaliza o executivo.