Vendas no varejo crescem 8,6% em doze meses
CURITIBA – O faturamento real do comércio varejista do Paraná apresentou aumento de 8,6% na comparação entre os 12 meses anteriores a setembro e o mesmo período do ano passado.
No País, o crescimento foi de 6,6%. Em setembro último, houve alta de 0,3% no índice, enquanto nos primeiros nove meses do ano a alta chegou a 9,5%.
Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada ontem.
Os números se referem à apuração ampliada, que abrange a comercialização de veículos, motos e material de construção.
No mês, o comércio estadual apresentou alta menor do que a média brasileira, que foi de 2%. Os segmentos atrelados à massa de salários seguem com desempenho expressivo no Estado. A venda de artigos de uso pessoal e doméstico subiram 24,1%; farmacêuticos e de perfumaria, 18,8%; combustíveis e lubrificantes, 15,9%; e hipermercados e supermercados, 8,1%.
ACUMULADOS – No acumulado nos nove primeiros meses do ano, o Paraná exibiu incremento de 9,5%, o segundo maior nas regiões Sudeste e Sul, atrás apenas de São Paulo (9,9%), e bastante acima da média brasileira (7,8%).
Os melhores resultados foram em artigos farmacêuticos e de perfumaria (23,2%), artigos de uso pessoal e doméstico (21,3%), hipermercados e supermercados (11,9%) e móveis e eletrodomésticos (11,2%).
RESTRITO – No parâmetro restrito, que exclui veículos, motos e material de construção, as vendas do varejo cresceram 6,5% no mês, 11,4% no ano e 11% em doze meses, contra 8,5%, 8,9% e 8,1%, para o Brasil.
No País, o crescimento foi de 6,6%. Em setembro último, houve alta de 0,3% no índice, enquanto nos primeiros nove meses do ano a alta chegou a 9,5%.
Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada ontem.
Os números se referem à apuração ampliada, que abrange a comercialização de veículos, motos e material de construção.
No mês, o comércio estadual apresentou alta menor do que a média brasileira, que foi de 2%. Os segmentos atrelados à massa de salários seguem com desempenho expressivo no Estado. A venda de artigos de uso pessoal e doméstico subiram 24,1%; farmacêuticos e de perfumaria, 18,8%; combustíveis e lubrificantes, 15,9%; e hipermercados e supermercados, 8,1%.
ACUMULADOS – No acumulado nos nove primeiros meses do ano, o Paraná exibiu incremento de 9,5%, o segundo maior nas regiões Sudeste e Sul, atrás apenas de São Paulo (9,9%), e bastante acima da média brasileira (7,8%).
Os melhores resultados foram em artigos farmacêuticos e de perfumaria (23,2%), artigos de uso pessoal e doméstico (21,3%), hipermercados e supermercados (11,9%) e móveis e eletrodomésticos (11,2%).
RESTRITO – No parâmetro restrito, que exclui veículos, motos e material de construção, as vendas do varejo cresceram 6,5% no mês, 11,4% no ano e 11% em doze meses, contra 8,5%, 8,9% e 8,1%, para o Brasil.