Vento de ontem chegou a 81 quilômetros por hora

O começo da tarde de ontem em Paranavaí foi marcado por ventos muito fortes, chegando a 81 quilômetros por hora, rajada detectada pelo Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) por volta das 14 horas.
Foi a segunda vez em outubro que a população viveu momentos de apreensão por conta da ventania. A mais recente até então aconteceu dia 18, quando rajadas de vento chegaram a 100 quilômetros por hora.
Embora em termos de danos não haja comparação, o vento forte de ontem também deixou alguns estragos. Na Rua Rio Grande do Norte, um grande galho de árvore caiu sobre um carro no momento em que transitava pela pista de rolamento. Nas proximidades do Grande Hotel também uma árvore caiu, atingindo um veículo estacionado.
Na avenida Paraná, perto do Diário do Noroeste, uma placa de publicidade caiu com a força do vento. Comerciantes preferiram baixar as portas por alguns momentos devido ao vento intenso e também por conta da poeira que entrava nos estabelecimentos.
Já Rodovia BR-376, com obras de duplicação, uma nuvem de poeira se formou, deixando o céu avermelhado em alguns pontos.
Apesar do susto e dos prejuízos, o Corpo de Bombeiros não registrou pedidos de atendimento por conta de estragos ou queda de árvores na cidade ou nas estradas.
ENERGIA ELÉTRICA – O vendaval afetou parte do abastecimento de energia elétrica. Por volta de 15 horas a companhia tinha registrado 125 ocorrências, casos de descargas elétricas ou falta de energia, inclusive, na zona rural.
Porém, a princípio foram danos de pequena monta. Uma linha foi desligada e estava passando por vistoria. Essa rede se estende até a região de Guairaçá e pode ter afetado o abastecimento na região do Jardim Morumbi.
Quando acontece esse tipo de incidente, a rede passa por verificação de técnicos da companhia, visando o restabelecimento. O atendimento centralizado em Paranavaí abrange 12 cidades da região.
RELEMBRANDO – No dia 18 de outubro, por volta das 15h30, rajadas de vento ultrapassaram os 100 quilômetros por hora em Paranavaí. Mais de 20 mil consumidores residenciais e comerciais ficaram sem energia elétrica em Paranavaí, parte por até três dias.
A situação foi praticamente em toda a região, o que exigiu grande esforço das equipes para restabelecer o fornecimento. Pelo menos 30 árvores foram arrancadas, atingindo a rede de energia no perímetro urbano paranavaiense.
Houve ainda 33 pedidos de auxílio junto ao Corpo de Bombeiros por causa de destelhamentos parciais de casas nos diversos bairros.