Vereador protocola indicação para a criação da Diretoria de Proteção Animal

O vereador Lucas Barone protocolou, na Prefeitura de Paranavaí, uma indicação para que seja criada a Diretoria Municipal de Proteção Animal. O documento foi recebido pelo prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes na última terça-feira (23).
Barone explicou o que motivou a elaboração do texto. “É uma política que a gente precisa desenvolver em nosso município”. Ele citou dois fatores que foram levados em conta: “Temos muitos animais abandonados e existe a questão dos maus-tratos”.
De acordo com o vereador, a criação da Diretoria de Proteção Animal dentro da Secretaria Municipal de Meio Ambiente facilitaria o acesso a recursos, para desenvolver projetos e fazer investimentos nessa área.
Nas esferas federal e estadual, a proteção animal é de responsabilidade do Ministério do Meio Ambiente e da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Em Paranavaí, no entanto, está vinculada à Secretaria de Saúde.
Referindo-se aos trabalhos desenvolvidos pelas equipes de controle de endemias e de zoonose, Barone declarou que “a Saúde tem que continuar com essa atuação. Porém, a política de proteção animal tem que ser projetada dentro da Secretaria de Meio Ambiente”.
A partir da elaboração de projetos, esse alinhamento da Administração Municipal com os outros âmbitos de governo poderia garantir repasses para a compra de equipamentos e a construção de uma clínica veterinária pública, exemplificou o vereador.
Além disso, a criação da diretoria municipal “desafogaria” as duas entidades que hoje prestam atendimento a animais e às pessoas que acumulam cachorros e gatos em casa: Sociedade Protetora dos Animais de Paranavaí (Spap) e Grupo de Apoio à Posse Responsável de Animais (Apra).