Vereador quer informações sobre arborização

No último dia 21 foi comemorado o Dia da Árvore. Uma oportunidade para repensar sobre a importância de uma cidade com bastante verde, especialmente no caso de Paranavaí, onde a temperatura frequentemente ultrapassa os 35 graus centígrados. Na reunião desta segunda-feira da Câmara Municipal, os vereadores devem votar um requerimento solicitando uma série de informações sobre a arborização da cidade.
O requerimento 301/2017, do vereador Lucas Barone (PMDB), ao Poder Executivo, pretende saber quantas árvores foram cortadas em Paranavaí e quantas foram plantadas pelo município ou pela população. No mesmo questionamento, pede informações sobre quantas foram plantadas a título de reposição das árvores cortadas a pedido de moradores.
Em matéria publicada no dia 21 deste mês pelo Diário do Noroeste, a Secretaria de Meio Ambiente confirma que neste ano foram feitas 50 notificações por poda ou corte irregulares.
O legislador quer saber ainda quantas notificações foram feitas para moradores que eventualmente não cumpriram o compromisso de repor árvores cortadas. Ainda dentre os pedidos de esclarecimentos, Barone quer saber como o município tem atuado para fiscalizar o replantio.  
Retirar uma árvore, mesmo com autorização, exige reposição. Conforme a legislação em vigor, a pessoa que solicitou tem 15 dias para plantar uma nova árvore, levando em conta a data do corte.
Em caso de poda irregular, a multa é de R$ 400,00 por planta. Se cortar a árvore, o valor é de R$ 700,00. Sem contar que o responsável pode responder pelo dano ambiental.
A cidade de Paranavaí tem uma fila de 616 solicitações de corte de árvores, além de 321 pedidos de poda. As solicitações são feitas através da Ouvidoria (156).
A capacidade é de 120 extrações ao mês, o que requer paciência para esperar até que o serviço seja realizado. O corte só é autorizado após vistoria técnica por parte da secretaria constatando a necessidade.
OUTRAS PROPOSTAS – A reunião ordinária desta segunda-feira tem pauta cheia. Outro requerimento, dos vereadores Aldrey Azevedo e Zenaide Borges, pede informações sobre o transporte escolar privado.
Ao todo a Casa deve apreciar cinco projetos de lei, dez requerimentos e uma moção de aplauso. Reunião, como sempre aberta ao público, começa às 20 horas.