Vereadores de Paranavaí contestam declaração de Maurício Gehlen
Vereadores de Paranavaí se reuniram na manhã de ontem, em sessão extraordinária, para a votação de projetos. Na ocasião, alguns deles se manifestaram contra o pronunciamento feito pelo candidato a deputado estadual Maurício Gehlen (PV), durante uma transmissão ao vivo pelo Facebook.
O vídeo foi ao ar no último domingo (23) e tem duração de aproximadamente 40 minutos. Até a tarde de ontem, estava disponível para visualização, na íntegra, na página do candidato.
Aos oito minutos, Gehlen iniciou uma abordagem sobre mudanças de postura dos agentes públicos. “Não se faz mais política do toma lá dá cá. A gente não pode corromper para depois não ser corrompido”.
Em seguida, dirigindo-se ao vereador Lucas Barone, que o acompanhou na transmissão, declarou: “Você é o único vereador da cidade de Paranavaí, o segundo mais votado, que está com Maurício Gehlen, em prol da sua campanha, por você conhecer tudo aquilo que a gente é, que a gente quer fazer”.
A polêmica veio a seguir, quando Gehlen afirmou: “Você não deixou-se comprar, se corromper pelo dinheiro de candidato até a reeleição, de candidatos de fora que vieram buscar seu apoio com dinheiro”.
No entendimento do vereador Aldrey Fabiano Azevedo, o discurso foi desrespeitoso, ao sugerir que os demais vereadores participaram de algum tipo de negociação indevida com outros candidatos para apoiar campanhas eleitorais. “Tenho profissão. Sou advogado há mais de 20 anos. Não dependo de emprego para apoiar A, B ou C”.
Para Azevedo, “primeiramente tem que ter conhecimento dos direitos e deveres fundamentais na liberdade de expressão, na liberdade de manifestação. Não se ganha apoio na imposição”.
O vereador concluiu o pronunciamento na reunião de ontem afirmando que são palavras infundadas. “Tomarei providências judiciais. Farei com que ele prove o que disse”.
O discurso de Azevedo ganhou apoio do vereador Leônidas Fávero Neto: “Pegou de surpresa pela infelicidade. Isso é grosseria”. Na opinião dele, “se você prega respeito pelo Estado, comece respeitando as pessoas deste Estado”.
Fávero Neto disse que Gehlen “atacou esta Casa de Leis, onde as pessoas podem vir a qualquer momento discutir seus assuntos. Mas fazer acusações levianas não cabe em nenhum momento”. E acrescentou: “Isso tem que ser explicado”.
Para o presidente da Câmara de Vereadores de Paranavaí, José Galvão, a palavra é indignação. “Desconheço vereador que tenha recebido dinheiro para apoiar qualquer candidato. Se ele [Maurício Gehlen] sabe, que aponte o nome”.
Galvão disse que se surpreendeu com a declaração. Destacou que sempre apoiou candidaturas de pessoas de Paranavaí, em defesa do Noroeste do Paraná, e que sempre atuou de maneira voluntária nessas campanhas. “Nunca peguei um centavo de político”.
O presidente colocou a Casa Legislativa à disposição para que o candidato do PV se apresente e explique o que quis dizer durante a transmissão ao vivo de domingo.