Vereadores devem decidir hoje novos partidos

Três dos 10 vereadores da Câmara Municipal de Paranavaí, eleitos pelo PMDB e solicitaram desfiliação no auge das brigas internas recentes, devem decidir nesta quinta-feira (31) para quais partidos devem seguir.
O ex-prefeito e ex-deputado Teruo Kato, que chegou a pedir sua desfiliação, voltou atrás e permanece no partido. Os três vereadores não descartam a mesma possibilidade, mas devem se reunir hoje para tomar uma decisão conjunta.
O vereador Mohammad Hassan Smaill, presidente da Câmara Municipal de Paranavaí, foi o primeiro a deixar o partido há alguns meses. Filiou-se ao Solidariedade, do qual se desfiliou, e chegou a assinar novamente ficha no PMDB, mas segurou para esperar o tempo clarear.
Ele tem convites do PR, DEM (ligados a Teruo e ao prefeito Rogério Lorenzetti) e PP (do ex-prefeito Maurício Yamakawa). Ao Diário do Noroeste Mohammad disse que outros partidos o têm procurado e abrindo as portas, mas ele prefere aguardar a reunião com os outros colegas.
Os dois outros vereadores, Walter dos Reis e Zenaide Borges, desfiliaram-se do PMDB no começo deste ano, quando o partido começou a viver desavenças internas que objetivavam isolar o prefeito Lorenzetti e o ex-deputado Teruo Kato.
Eles detectaram com isso um enfraquecimento do partido e decidiram sair, projetando dificuldades para a reeleição à Câmara, sem uma liderança forte na eleição para prefeito.
Com a volta de Teruo, eles decidiram analisar melhor a situação. Ambos estiveram perto do PSD, quando Teruo anunciou a possibilidade de se filiar a este partido, agora a cargo de sua esposa, Jeanne Fujii Kato.
Outros nomes relacionados como possíveis candidatos a prefeito, vice e vereadores também devem decidir hoje ou no máximo até sexta-feira suas novas filiações. É o caso do ex-vereador Nivaldo Mazzin, que não confirmou ontem sua migração do PSC para o PTB.
Na verdade ele tentava ontem atrair os três vereadores do PMDB para, juntos, se filiarem ao PTB. No PTB, aliado do governador Beto Richa (PSDB), ele vê mais chance de compor na vaga de vice de um partido que tenha um nome forte a prefeito.
Enquanto isso o vereador Aldrey Azevedo, eleito pelo DEM, transferiu-se para o PTB na semana passada. O vereador José Galvão, que esteve para sair do PR, decidiu ficar, com o fortalecimento de um quadro de candidatos à Câmara nas eleições deste ano.
A correria nesta semana é motivada pelo prazo final de filiações de vereadores que querem mudar de partido ou possíveis candidatos que não estão filiados. O prazo se encerra dia 2 de abril mas, como será sábado, pode haver problemas para consolidação e por isto eles querem resolver o assunto até amanhã (sexta, 1º).