Vereadores e secretário visitam a Codapar em Paranavaí

O presidente da Câmara Municipal de Paranavaí, vereador Nivaldo Mazzin, juntamente com o vice-presidente José Galvão e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Joaquim Aurélio da Conceição (Shiroff) visitaram a unidade local da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar).
Eles foram recepcionados pelo gerente da unidade, José Ébis Bottini e o assistente administrativo, Edilson de Oliveira. Também esteve na Codapar o chefe do Núcleo Regional de Paranavaí da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), Gabriel Back.
A visita de segunda-feira, de cortesia, foi marcada para verificar a importância da Codapar para os 22 municípios da região.
A Codapar, empresa de economia mista vinculada à SEAB foi criada em 1956, com o propósito de sanar os graves problemas de armazenagem do Estado. Começou implantando uma rede de armazéns em Curitiba, Campo Mourão, Guarapuava, Pato Branco, Assaí e Maringá.
Ao longo dos anos, com a expansão da fronteira agrícola, exigiu novos armazéns, e em 1964 surgiu a unidade de armazenamento de Paranavaí, que conta com dois armazéns, um com capacidade para 8.200 toneladas, localizado na Rua Amador Aguiar e outro com 4.000 toneladas na Rua Lopes Trovão. Ao todo no Paraná existem 14 unidades armazenadoras distribuídas estrategicamente nas principais zonas produtoras.
O produtor que utiliza a Codapar conta com diversos serviços de armazenagem, como: recepção, estocagem, secagem, limpeza, tratamento fitossanitário, braçagem, transbordo e classificação.
Para Mazzin, os armazéns da Codapar possibilitam que o produtor armazene suas safras, aguardando o melhor momento de comercialização.
De acordo com Bottini, a unidade armazenadora de Paranavaí é de grande importância para os produtores. “O produtor precisa ter um local adequado para estocar o produto no momento de crise ou estoque regulador. As unidades de Paraíso do Norte, São João do Caiuá, Santa Cruz de Monte Castelo e Querência do Norte foram fechadas e nossa unidade abrange 22 municípios. Por isso a necessidade da Codapar em Paranavaí”, explica o gerente da unidade.