Vereadores prestam homenagem à professora Hiroko
O Poder Legislativo de Paranavaí apresentou, nesta segunda-feira, 4, a Moção de Pesar nº 040/2017, de autoria de todos os vereadores, em memória da professora aposentada Hiroko Suzuki Tanaka, falecida no último dia 28 de agosto, aos 76 anos de idade.
“Esta é uma maneira de prestar uma singela homenagem a quem tanto contribuiu por onde passou, pela educação, pela família, pela cultura… pessoa encantadora pela sua voz e pela sua alegria, Hiroko deixou um legado. Nossa imensa gratidão em sua memória e a sua família, nossas condolências”, disse o vereador, professor Carlos Alberto João.
Hiroko nasceu no dia 20 de novembro de 1940, no município de Lins, Estado de São Paulo.
Casou-se com Hideo Tanaka com quem teve os filhos: Marilda, Marinilda, Maria Hilda, Mauro (in memoriam) e Gisele, e quatro netos: Bruno, Vinícius, Anderson e César.
Estudou o curso normal e a graduação em Ciências de 1º grau com habilitação em Matemática, pela Fafipa, hoje Unespar – Campus Paranavaí.
Ingressou no magistério como professora primária pelo município de Paranavaí e após alguns anos, foi aprovada no concurso do Estado do Paraná, para exercer a função de professora de 1º e 2º graus. Lecionou nas escolas Stella Maris (Santa Terezinha), Colégio Estadual Enira Moraes Ribeiro, Colégio Estadual Professor Bento Munhoz da Rocha Neto (Polo), Colégio Estadual Silvio Vidal e Colégio Estadual de Paranavaí, onde se aposentou no ano de 2000.
Foi uma das pioneiras na implantação da Feira da Lua, juntamente com Ubiratan Ângelo Fernandes, do Sesc e o apoio da Prefeitura, na época do então prefeito Antonio Teruo Kato.
Também era associada da Sociedade Paranavaiense de Desportos e Cultura, SPDC, especialmente no Departamento de Karaokê, da qual participava de campeonatos a nível regional, estadual e nacional. Inclusive, foi classificada entre os 20 melhores cantores do país em sua categoria, no Campeonato Brasileiro de Karaokê, realizado em julho deste ano, em Suzano, Estado de São Paulo.
Nos eventos festivos da SPDC, em especial na Festa da Primavera, participou de todas as edições, na preparação de pratos típicos e apresentações artísticas.
Ainda fazia parte do Grupo de Professoras Aposentadas (GPA) e do Grupo da Terceira Idade do Sesc.