Vereadores querem programa de bolsa de estudos para Medicina
Suprir a escassez de médicos na rede municipal de saúde e, ao mesmo tempo, proporcionar condições aos melhores alunos de baixa renda de Paranavaí em cursar Medicina é o objetivo dos vereadores da Câmara Municipal de Paranavaí. A proposta surgiu primeiramente do vereador Claudemir Barini e ganhou força com o apoio de todos os vereadores.
A indicação apreciada recentemente e aprovada por unanimidade pede ao prefeito Rogério Lorenzetti, a adoção de medidas legais necessárias à instituição do Programa de Concessão de Bolsa de Estudo para o curso de Medicina, desde a inscrição no vestibular; obtenção de matrícula, mensalidades, material didático, moradia, alimentação e transporte até a conclusão do curso de Medicina.
Os vereadores propõem a concessão de bolsa de estudo para alunos que tenham frequentado a rede pública de ensino durante 70% de sua vida escolar ou que sejam bolsistas na rede particular de ensino e, ainda, que possuam as melhores notas e detenham o menor poder aquisitivo e, portanto, maior dificuldade em custear seus estudos.
“Esta é uma oportunidade de oferecer aos nossos cidadãos um programa que beneficiará público diverso do abrangido pelo FIES, do Ministério da Educação, vez que, objetivamos abranger os estudantes que sequer dispõem de condições de pleitear financiamento por não contar com fiador ou não poder custear suas despesas. O que pretendemos é garantir, num futuro próximo, aumentar o número de médicos na rede municipal de ensino”, explicou Barini.
Em contrapartida, o aluno beneficiado com o programa após concluir a faculdade deverá firmar um termo de compromisso de prestação de serviços médicos com o município de Paranavaí, com duração de seis anos ininterruptos, com início imediatamente após a conclusão do curso, recebendo apenas salário simbólico.
A carga horária do profissional será de 20 horas semanais, destinadas às atividades médicas de atendimento ao público, realização de consultas, acompanhamento de pacientes, prescrições, plantões, participação em campanhas de saúde, elaboração de palestras, cursos, planejamento da saúde pública, visitas domiciliares, e outras atividades de promoção da saúde pública. E em caso de descumprimento contratual, ou solicitação de rescisão contratual por parte do profissional o mesmo deverá ressarcir o município o valor correspondente ao montante despendido devidamente atualizado.
“A instituição do Programa além de incentivar o melhor desempenho de nossos estudantes, irá reafirmar o respeito e a valorização de Paranavaí, especialmente, neste momento que é propalado no noticiário a pretensão de importar médicos de outros Países, motivo pelo qual devemos valorizar nossos médicos, incentivando-os a exercer suas atividades profissionais no interior”, disse o presidente da Câmara, Mohamad Smaili.
Agora os vereadores esperam resposta do Executivo já que não têm competência de legislar sobre o assunto. (Ass./Cam.)