Vettel pode ser tetra com pouco público

GREATER NOIDA, ÍNDIA (Folhapress) – Sebastian Vettel está a um quinto lugar de tornar-se, neste domingo, o mais jovem tetracampeão mundial da F-1.
Mas as arquibancadas do Buddh International Circuit, em Greater Noida, devem estar quase vazias para ver não só este momento histórico como também aquele que deve ser o último GP da Índia.
Com capacidade para 100 mil torcedores, apenas 20 mil ingressos não-corporativos foram vendidos para a corrida deste domingo, que acontece às 7h30 (de Brasília) – os treinos livres começam na madrugada de sexta-feira, às 2h30.
Na primeira edição, há dois anos, 95 mil pessoas viram Vettel vencer. No ano passado, quando o piloto da Red Bull ganhou pela segunda vez, o público caiu para 65 mil.
A falta de torcedores, porém, não é a única razão pela qual a prova já foi retirada do calendário da F-1 em 2014 – com a promessa de que voltará na temporada seguinte.
A versão oficial é a de que como Bernie Ecclestone, detentor dos direitos comerciais da categoria, pediu que a corrida indiana passasse para o começo da temporada – a cidade não estaria preparada para receber dois GPs em um intervalo de seis meses.
Mas os recorrentes problemas com os impostos que os times teriam de pagar também ajudam na possibilidade de a categoria não retornar.
O governo de Uttar Pradesh, onde fica o circuito, entrou com um pedido na Justiça para acabar com a isenção dos impostos para a categoria. Na Índia, a F-1 é classificada como entretenimento, não esporte, o que justifica a cobrança de uma série de taxas.
Por todos estes motivos, a F-1 já trata esta como a última visita da categoria à Índia.
NA TV
Treinos livres para o GP da Índia
2h30 e 6h30 (de sexta) SporTV