Viação Cidade apresenta dois novos ônibus para melhoria da frota

A empresa Viação Cidade de Paranavaí (VCP) entregou à comunidade, ontem, dois novos ônibus para compor a frota do transporte coletivo na cidade. A entrega das chaves ao prefeito Rogério Lorenzetti, simbolizando a entrega dos novos veículos para uso da comunidade, aconteceu em frente à Prefeitura Municipal e reuniu diversas lideranças locais, como o prefeito eleito Carlos Henrique Rossato Gomes e membros do secretariado municipal que assumirão a gestão a partir de 1º de janeiro.
Lorenzetti lembra que no período à frente da administração a Viação Cidade adquiriu oito novos ônibus para o transporte coletivo. “O transporte coletivo é uma concessão que o município faz através de licitação, e a empresa tem feito o possível. Embora nossa cidade é modesta em termos de uso do sistema, o transporte tem que ser economicamente viável, tanto para a população quanto para a empresa, porque ele é um serviço essencial. Só temos a agradecer o fato de a VCP estar investindo num momento onde as empresas estão adotando medidas restritivas”, disse o prefeito.
E acrescentou: “Mas no último processo de reajuste que foi feito, nós acordamos com a empresa que haveria majoração com a condição de que a empresa investisse em dois novos ônibus para compor à frota e que estão sendo entregues hoje à população de Paranavaí. Isso significa conforto, significa que o trabalhador e o usuário do sistema vai ser transportado com mais qualidade. Desejamos que este bom relacionamento que tivemos nestes oito anos continue e que a empresa possa continuar prestando um bom serviço à população de Paranavaí”.
Segundo o proprietário da VCP, o empresário Umberto Sacchelli, “quando fomos assinar a licitação em 2007, nós éramos a segunda empresa registrada na Junta Comercial. É uma empresa familiar que atua desde 1955, que está aqui atuando e participando na vida da comunidade. Queremos continuar trabalhando na cidade, temos feito bons investimentos para isso. Sempre há dificuldades, mas buscamos sempre superar para cumprir nosso objetivo, que é o de transportar os moradores de Paranavaí da melhor maneira possível”, frisou.
Na avaliação do presidente da Câmara Municipal, vereador Mohamad Smaili, “o Poder Legislativo teve também um papel muito importante nesse processo de diálogo, privilegiando o usuário. Paranavaí tem tido um avanço muito interessante na questão da mobilidade urbana, com a implantação, por exemplo, de uma secretaria específica para cuidar também das questões do trânsito, o sistema binário, a recuperação da malha viária, o que privilegia o transporte com um pouco mais de qualidade. Este é um avanço com estes dois novos ônibus, que certamente vão melhorar a qualidade do transporte”.
VALOR/TARIFA – A nova tarifa do transporte coletivo em Paranavaí passou a valer a partir do dia 1º de agosto deste ano. O aumento da tarifa foi aprovado em votação do Conselho de Usuários do Transporte Coletivo Urbano de Paranavaí por 7 votos a 2 (e uma ausência).
“A atualização dos valores era necessária porque a empresa tem investido na prestação dos serviços, estendendo linhas, criando linhas especiais que não existiam, aumentando horários e também adquirindo mais veículos para compor a frota”, destacou a responsável pela gestão dos serviços da VCP, Simone Fialho Oliveira.
No último levantamento feito pela empresa (no mês de agosto) um total de 26.704 passagens foram utilizadas de forma gratuita no transporte coletivo em Paranavaí. Isto porque, entre os usuários regulares, 12.650 têm direito à gratuidade do transporte: são 4.621 idosos, 270 portadores de necessidades especiais, 366 portadores de necessidades especiais com acompanhante, e 7.393 estudantes com direito ao Passe Livre.
Outros 1.584 estudantes pagam apenas metade do valor da passagem. Esta gratuidade e descontos significa algo em torno de R$ 93.500,00 que a empresa subsidia em passagens para a população e que, sem o aumento da tarifa, teriam que sair dos cofres públicos municipais.
Atualmente, a VCP tem uma frota de 15 ônibus que atende a 16 linhas distintas diariamente em Paranavaí. Os dois novos ônibus apresentados nesta segunda-feira à comunidade vão complementar a idade média da frota e, inicialmente, farão a linha ade transporte até o distrito de Graciosa.