Videoconferência debate a violência contra a mulher

A Secretaria de Estado da Saúde e o Núcleo Estadual Intersetorial de Prevenção de Violências e Promoção da Saúde e da Cultura da Paz (Núcleo da Paz) promovem hoje a videoconferência: “Pelo Fim da Violência Contra a Mulher”. Será das 09 às 12 horas, na sede da 14ª Regional de Saúde em Paranavaí. São convidados profissionais de saúde das principais cidades da região.
O evento é uma forma de sensibilizar, mobilizar e possibilitar a discussão entre os profissionais que compõem a rede de proteção social e a sociedade em geral sobre a importância deste tema destaca Maria da Penha Francisco, da Vigilância em Saúde da Regional. Ela cita ainda as possibilidades de organização dos pontos de atenção, bem  como caminhos de prevenção.
Homens e mulheres são atingidos pela violência de maneira diferenciada. Enquanto os homens tendem a serem vítimas de uma violência predominantemente praticada no espaço público, as mulheres sofrem cotidianamente com um fenômeno que se manifesta dentro de seus próprios lares, na grande parte das vezes praticado por seus companheiros e familiares, aponta o convite feito pela organização.
O evento é uma forma de sensibilizar, mobilizar e possibilitar a discussão entre os profissionais que compõem a rede de proteção social e a sociedade em geral sobre a importância deste tema, destaca Maria da Penha Francisco, da Vigilância em Saúde da Regional. Ela cita ainda as possibilidades de organização dos pontos de atenção, bem como caminhos de prevenção.
A violência contra as mulheres em todas as suas formas (doméstica, psicológica, física, moral, patrimonial, sexual, tráfico de mulheres) é um fenômeno que atinge mulheres de diferentes classes sociais, origens, regiões, estados civis, escolaridade ou raças.
Pesquisas sobre a violência sexual alertam para o fato das meninas serem as maiores vítimas na violência sexual. Também aponta que a violência é, geralmente, intrafamiliar, sendo seus agressores na maior parte das vezes, seus tutores, submetendo sua autoridade sobre a vítima.