Vigilância adota medidas de prevenção contra a doença

Mortes ocasionadas pela febre maculosa estão preocupando autoridades sanitárias do estado de São Paulo. Aqui em Paranavaí, nenhum caso da doença foi registrado pela Vigilância em Saúde (Visa), mas as ações de prevenção acontecem constantemente, segundo afirmou José Marchi, chefe da Visa.
O tempo seco favorece a reprodução do carrapato transmissor da febre maculosa, uma doença que pode causar febre, náusea, vômitos, dor de cabeça intensa, dores nas articulações, diarreia, e até pode levar o paciente à morte. Por isso os cuidados estão sendo redobrados.
Marchi explicou que as equipes de controle de endemias estão nas ruas da cidade todos os dias, levando orientações para os moradores e fazendo arrastões de limpeza, quando necessário. As medidas preventivas também são fundamentais para controlar a incidência de casos de escorpiões e dengue, por exemplo.
O chefe da Visa disse que nos próximos dias uma equipe da Secretaria de Estado da Saúde estará em Paranavaí para tratar sobre a febre maculosa com profissionais da região. A ideia é traçar o panorama regional e adotar medidas de prevenção à doença. (RS)