Vigilância alerta para armazenamento correto de materiais recicláveis nas lojas

O final do ano representa um volume maior de produtos para serem comercializados. Na mesma proporção, aumenta o número de embalagens recicláveis que são guardadas para venda posterior. Por conta disso, a Vigilância em Saúde está preocupada com o armazenamento correto até que os materiais sejam enviados para a destinação final.
O diretor da Vigilância em Saúde, Randal Khalil Fadel, fez um alerta ontem para que as empresas depositem os materiais em locais adequados, de preferência, onde não acumule água da chuva.
Caso fique ao relento, uma pessoa deve ser encarregada de verificação diária. “Bastam cinco minutos para evitar um problema grave”, resume. A mesma regra (cuidados e limpeza) vale para todos os quintais de empresas e residências.
Ainda em relação ao comércio, causa preocupação o grande movimento de pessoas de todas as cidades da região, especialmente com as lojas funcionando à noite a partir de 05 de dezembro.
Com o grande número de focos do Mosquito Aedes aegypti, aliado ao fluxo de pessoas, aumenta o risco de uma nova epidemia de dengue. Algumas cidades da região continuam registrando casos.
Também Paranavaí já registrou 19 casos suspeitos somente em novembro. Destes, 14 foram negativos e cinco ainda aguardam resultado, todos ocorridos nesta semana.
Sobre o fato de todos os casos serem negativos até momento (o último positivo foi em julho), Fadel explica que os exames são solicitados pelo médico, com base nos sintomas relatados pelo paciente – geralmente dores no corpo, febre e outros.
A partir da solicitação de exame, a unidade básica de saúde (posto) informa a Vigilância, que começa imediatamente o chamado bloqueio, que consiste de aplicação de veneno nas áreas próximas à casa do paciente, visando eliminar o mosquito adulto. Com isso, reduz a possibilidade de um surto a partir desse caso, eventualmente confirmado.
ESFORÇO CONCENTRADO – A Vigilância em Saúde também definiu a forma de ação na semana nacional de enfrentamento à dengue. Pelo cronograma traçado, as atividades começam no dia 1º de dezembro com mutirão no Distrito de Sumaré. Neste mesmo dia, à tarde, o trabalho no Jardim Morumbi, se estendendo até o dia 02. Dia 03 será a vez do mutirão nos Jardins Ouro Verde e Vila City. No Jardim Santos Dumont igual atividade acontece no dia 04. Dia 05 haverá adesivagem e distribuição de panfletos no centro da cidade. Simultaneamente uma equipe fará mutirão no Jardim Ouro Branco.