Vigilância antecipa ações de combate à dengue no Morumbi por conta de situação de alerta

A Vigilância em Saúde (Visa) de Paranavaí mobilizou todas as equipes de agentes de endemias nesta sexta-feira (15) para iniciar emergencialmente um arrastão de combate à dengue no Jardim Morumbi. A mobilização conta com a apoio dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e equipes da Secretaria de Infraestrutura.
“Estamos com uma situação de alerta no Jardim Morumbi. Começamos o ano com dois casos positivos de dengue, seis pacientes com suspeita da doença e ainda uma pessoa com suspeita de estar com o Zika vírus no bairro. No final de novembro fizemos um trabalho no Morumbi e encontramos focos de larvas do mosquito em 46 quadras. Notificamos 86 residências no trabalho de campo. Nossa próxima ação lá no bairro estava programada para dia 22 com um arrastão e as visitas de rotina das equipes para fevereiro, mas optamos por antecipar tudo emergencialmente devido a todos estes fatores de risco”, explica o diretor da Visa, Randal Fadel Filho.
O arrastão no Jardim Morumbi vai se estender ainda até a próxima terça-feira, dia 19. Os agentes têm um cronograma de visitas para os 99 quarteirões do bairro. “Chamamos todas as lideranças do bairro, das igrejas, escolas, associação de moradores, para uma reunião na última quinta-feira (14), mas infelizmente apenas o vereador Leonildo Martins (que representa o Morumbi na Câmara Municipal) compareceu. Precisamos do envolvimento de toda a comunidade nesta luta contra o mosquito da dengue para não passarmos por uma nova epidemia na cidade”, frisou Randal.