Vigilância em Saúde confirma mais um caso de dengue em Paranavaí

O diretor da Vigilância em Saúde de Paranavaí, Randal Fadel Filho, informou que mais um caso de dengue foi confirmado, desta vez no Jardim Ipê. Com o resultado positivo, já são 290 pessoas, desde janeiro, que contraíram a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
O registro de atendimento à mulher de 59 anos foi feito em 14 de junho, o que significa que o vírus da dengue continua circulando naquela região da cidade. E tão preocupante quanto a confirmação do caso é o fato de os agentes de endemias continuarem encontrando focos de larvas do mosquito.
Por isso, disse Fadel Filho, esquipes da Vigilância em Saúde estão atuando em algumas áreas do Jardim Ipê, auxiliando moradores na limpeza de quintas e na eliminação de criadouros do Aedes aegypti. Hoje, um caminhão de apoio estará no local para recolher objetos e recipientes que possam acumular água.
De acordo com o diretor da Vigilância em Saúde, o início da epidemia de dengue detectada neste ano em Paranavaí se deu no Jardim Ipê. Por isso, o apelo é para que os moradores limpem quintais e façam o descarte correto do lixo. “Não era para termos casos de dengue nesta época do ano”, disse.
Fadel Filho garantiu que se as ações de prevenção à doença não forem efetivas agora, quando as temperaturas voltarem a subir e a temporada de chuvas frequentes tiver início, Paranavaí enfrentará uma epidemia de dengue tão forte como a registrada em 2013, quando mais de 10 mil pessoas contraíram a doença.
De janeiro até a tarde de ontem, 834 pessoas procuraram atendimento médico com sintomas de dengue. Desse total, 290 casos foram confirmados, 497 exames laboratoriais tiveram resultados negativos e 47 amostras de sangue dos pacientes continuam sendo analisadas.