Vigilância em Saúde faz apreensão em laboratório clandestino de medicamentos

Uma denúncia anônima levou a equipe da Vigilância em Saúde de Paranavaí até o Jardim São Jorge, onde havia um laboratório clandestino de fabricação de medicamentos. Produtos e equipamentos foram apreendidos.
Sem a documentação necessária e as devidas autorizações e licenças, o laboratório funcionava de forma irregular, nos fundos de uma imobiliária. “Os equipamentos e o manuseio não eram adequados”, afirmou Randal Fadel Filho, diretor da Vigilância em Saúde.
Todos os itens apreendidos serão analisados para que seja possível determinar a quantidade de substâncias utilizadas na produção dos remédios. “Precisamos saber se eram mal elaborados, se havia doses excessivas e se existe risco de contaminação”, destacou Fadel Filho.
O diretor da Vigilância em Saúde não soube dizer desde quando o laboratório funcionava no local, quanto foi comercializado e para quais clientes. A equipe tentará levantar essas informações, com o objetivo de alertar os prováveis compradores dos produtos.
De acordo com Fadel Filho, o proprietário do laboratório terá 15 dias para apresentar recurso e justificar a produção dos medicamentos sem que estivesse autorizado. Somente então será possível determinar quais serão as punições cabíveis.
A defesa será analisada por uma comissão interna da Administração Municipal, podendo resultar em advertência para o proprietário ou até multa. Matéria-prima, medicamentos e equipamentos poderão ser descartados e incinerados.
Outra medida a ser tomada pela equipe da Vigilância em Saúde é o encaminhamento de ofício para a 14ª Regional de Saúde, informando sobre o funcionamento do laboratório clandestino. De Paranavaí, o comunicado será enviado a todo o Paraná.
Fadel Filho enfatizou a importância de consumir apenas medicamentos registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ele também orientou as pessoas a não comprarem medicação sem receituário médico.