Vigilância em Saúde fiscalizará uso de climatizadores

Na segunda quinzena de outubro a Vigilância em Saúde de Paranavaí realizará o quarto Levantamento do Índice Rápido de Infestação pelo Aedes aegypti (Lira) de 2014. Até lá, diferentes ações de combate à dengue estão sendo desenvolvidas nos bairros da cidade.
“Intensificamos os trabalhos de rotina e vamos começar uma nova etapa de fiscalização, verificando as condições dos climatizadores”, disse o diretor da Vigilância em Saúde, Randal Khalil Fadel. Segundo ele, os aparelhos podem se tornar criadouros do mosquito transmissor da doença, porque acumulam água e garantem as condições adequadas para a reprodução.
Após a conclusão do próximo Lira, será a vez de fazer um novo mutirão educativo e ações de limpeza. Os serviços seguirão os moldes da mobilização feita no começo deste mês: de acordo com os números levantados pela equipe da Vigilância em Saúde, será possível identificar os locais com maior potencial para iniciar uma epidemia.
O último caso de dengue confirmado em Paranavaí foi no dia 19 de julho. Ao todo, de janeiro até agora, foram 474 notificações, das quais 98 foram confirmadas. Outros 361 exames laboratoriais tiveram resultados negativos. 15 ainda estão sendo investigados.
A orientação de Fadel é que os moradores continuem fazendo limpezas em seus quintais, retirando objetos que possam acumular água. Ele também pediu para que as pessoas não joguem lixo em terrenos baldios e nas margens de estradas rurais ou vias urbanas. Tudo isso contribui para o risco de nova epidemia de dengue na cidade.