Vigilância em Saúde inicia hoje ações contra a dengue nos distritos de Paranavaí

Desde o começo do ano, 98 casos de dengue foram confirmados em Paranavaí. O número é bem menor do que o registrado em 2013 (oficialmente, foram mais de 10.000), mas não deixa de causar preocupação entre as autoridades em Saúde.
É que a circulação viral não foi interrompida e os focos de larvas do Aedes aegypti, mosquito que transmite a doença, continuam sendo encontrados em residências da cidade. Em média, os agentes de combate a endemias identificam quatro criadouros por dia.
Para evitar que a situação seja tão complicada quanto a enfrentada no ano passado, a Vigilância em Saúde está realizando uma série de mutirões educativos em diferentes regiões. Ontem, por exemplo, os trabalhos foram realizados na área central da cidade.
A partir de hoje até terça-feira, as ações estão programadas para os distritos de Paranavaí, começando por Piracema e Mandiocaba. Segundo o diretor da Vigilância em Saúde, Randal Khalil Fadel, serão feitas visitas de rotina e orientações aos moradores. “Mas, se for necessário, vai haver notificação e multa”.
Uma próxima etapa no combate à dengue está marcada para a primeira semana de setembro, quando serão realizados mutirões educativos nos bairros com maiores índices de infestação pelo Aedes aegypti. A ação terá o apoio de voluntários e de servidores de diferentes secretarias municipais.
NÚMEROS – Até a tarde de ontem, tinham sido feitas 459 notificações de pacientes com sintomas de dengue. 98 foram confirmadas e 348 tiveram resultados de exames laboratoriais negativos. O restante ainda está pendente.