Vigilância inicia coleta do LIRA na segunda e pede que moradores abram as casas para vistoria
Assessoria Prefeitura
Na próxima semana, as equipes de agentes de endemias da Vigilância em Saúde de Paranavaí vão dar início ao quarto e último LIRA (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti) de 2019. O levantamento será realizado entre os dias 14 e 18 de outubro (de segunda a sexta-feira) em todos os bairros de Paranavaí.
“Dividimos a cidade em cinco grandes áreas e a previsão é de que vamos fazer as visitas para o levantamento em pelo menos 2.100 imóveis. Depois do LIRA vamos marcar uma reunião com o Comitê de Combate à Dengue para definir ações para a chegada do verão, considerando os resultados deste último levantamento do ano”, explica o assessor da Vigilância em Saúde, Randal Fadel Filho.
Para a diretora da Vigilância, Verônica Gardin, é muito importante que os moradores facilitem o acesso dos agentes às residências para a realização das vistorias. “Frequentemente os agentes nos informam sobre moradores que estão em casa e se recusam a deixar as equipes entrarem para fazer as vistorias nos imóveis. A população precisa colaborar e abrir a casa para a visita dos agentes; só assim é possível fazermos um levantamento real e trabalharmos com as estratégias de enfrentamento à dengue na cidade”, pede a diretora.
Segundo Verônica, se os moradores tiverem receio de abrir a casa para os agentes por suspeita de golpe, basta pedir a identificação do funcionário. “Todos os agentes usam uniforme da Vigilância e crachá de identificação, com o número da matrícula de cadastro na Prefeitura. Se houver qualquer suspeita, peça a identificação do funcionário. Se isso não for suficiente, solicite a presença do supervisor de campo ou entre em contato diretamente na Vigilância para confirmar a identificação do agente, mas não deixe sua casa ficar sem a vistoria”, enfatiza.
Até a última quarta-feira, dia 9 de outubro, Paranavaí já contabilizava 2.773 casos notificados de dengue, 1.060 deles positivados.