Violência, causas e efeitos
Rogério Lorenzetti*
A violência vem aumentando no Brasil, esta realidade preocupa a todos, colocando em risco a vida e o patrimônio das pessoas.
Diversas causas contribuem para este fato, entre elas a desagregação familiar e o aumento da criminalidade. O estado, preocupado em combater os efeitos (mesmo assim de forma precária) com poucos recursos, acaba negligenciando outras formas (mais eficazes e eficientes) de diminuir o problema na sua origem.
A educação, estabilidade econômica e o acompanhamento familiar, desde sempre, têm sido de grande valia no combate à criminalidade. Jovens ocupados em atividades educacionais, culturais, esportivas e religiosas estão menos vulneráveis aos efeitos da violência.
Famílias com renda suficiente para o sustento e com a atenção devida às crianças são a base de uma sociedade justa e pacífica, o contrário sempre será motivo de revolta e animosidade, extensivas à comunidade.
Segundo dados divulgados, o Brasil tem aproximadamente 70 mil mortes por homicídio ao ano. Este número assustador equivale aos números de países em guerra. Uma violência sem fim que atinge a maioria da população.
Trazer programas de atenção à juventude e promover o desenvolvimento econômico (com mais vagas de trabalho, inclusive para os que iniciam sua vida profissional) serão desafios para os próximos governos, sob pena de perdermos a chance real de termos um país mais próspero e justo, com ordem e progresso.
*Rogério Lorenzetti, ex-prefeito de Paranavaí, período de 2009/2016